Coren-SP lança campanha “Sem enfermagem, não existe saúde” para fortalecer a viabilização do piso salarial

A Lei 14.434/2022, que institui o piso salarial da enfermagem, foi sancionada em agosto deste ano, porém suspensa pelo Supremo Tribunal Federal no mês seguinte. Com isso, a enfermagem não pode ususfruir imediatamente desse direito, fruto de anos de lutas e mobilizações não só da categoria, mas também do Congresso Nacional.

Veiculação da campanha na estação Paraíso do metrô, em São Paulo

Sem acesso a um piso salarial digno, milhares de profissionais ficam sujeitos a uma precarização de sua qualidade de vida, o que pode ter impactos em sua saúde mental e física e na assistência prestada à população. Por isso, o Coren-SP lança a campanha “Sem enfermagem, não existe saúde”, que visa conscientizar a sociedade sobre a urgência da viabilização desse direito. As peças da campanha estão espalhadas em estações de metrô e trem, outdoors, mobiliário urbano, televisão e redes sociais, com uma previsão de impactar mais de 20 milhões de pessoas.

Confira o vídeo oficial da campanha:

“Ainda que nas grandes cidades e metrópoles haja profissionais que tenham vencimentos semelhantes ao do previsto na Lei 14.434, essa não é a realidade de muitas cidades pelo interior do estado, que chegam a pagar valores próximos a um salário mínimo a profissionais que se dedicam a anos de estudo e aprimoramento. Por isso, é urgente que a suspensão do piso salarial seja revogada e, para isso, a mobilização da sociedade é essencial”, explica o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos.

O Coren-SP elaborou um abaixo-assinado que já conta com mais de 260.000 assinaturas, voltado à viabilização do piso salarial. A participação do maior número possível de pessoas é essencial para fortalecer a mobilização.

Clique aqui para participar do abaixo-assinado!

Saiba mais: