Coren-SP inicia o planejamento do programa Meu Primeiro Emprego para a enfermagem

Ingressar no mercado de trabalho é um desafio comum aos recém-formados na maioria das profissões. Na área da saúde, esse objetivo pode ser ainda mais desafiador, pois muitas instituições exigem anos de experiência, tendo em vista que o trabalho envolve o cuidado com o ser humano e a vida. Buscando apoiar os profissionais de enfermagem nessa jornada, a gestão 2021-2023 do Coren-SP está estruturando o programa Meu Primeiro Emprego. A iniciativa será coordenada pelas conselheiras Ana Paula Guarnieri e Heloísa Helena Ciqueto Peres e tem como público alvo todos os profissionais de enfermagem que buscam a primeira oportunidade de trabalho: enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Conselheiras Ana Paula Guarnieri e Heloísa Ciqueto Peres estão à frente do programa Meu Primeiro Emprego, do Coren-SP

De acordo com Ana Paula Guarnieri, que é docente do Centro Universitário de Saúde do ABC, o programa consistirá em uma parceria de corresponsabilidade entre Coren-SP, instituições de ensino e instituições empregadoras. “A proposta é incentivar que a formação alinhe os profissionais de enfermagem às reais necessidades do cuidado e, consequentemente, às demandas do mercado. Dessa forma, vamos reforçar a responsabilidade que o Coren-SP tem com os profissionais de enfermagem e também como uma forma de fortalecer as bases do cuidado”, explicou.

Além de articular os diferentes atores que envolvem a formação e contratação dos profissionais de enfermagem, o Coren-SP também terá o papel de apoiar os recém-formados por meio de palestras e atividades de orientação sobre elaboração de currículos, conduta nas entrevistas de trabalho, importância do uso e conhecimento sobre as ferramentas de informática, entre outros temas. “No caso dos enfermeiros, por exemplo, é inerente à sua atuação a liderança e condução de equipes. Vamos trabalhar também esse tipo de habilidade”, descreve Ana Paula.

Para isso, o programa Meu Primeiro Emprego abordará temas como o Processo de Enfermagem e, também, fomentará as diretrizes do SUS e o aprimoramento da formação de profissionais generalistas. “Vamos empoderar aquele recém-formado que muitas vezes sai das instituições de ensino com sensação de insegurança, mediando essa relação com o mundo do trabalho. Em muitos casos, não há um apoio das instituições para oferecer uma oportunidade e o Coren-SP vai dialogar com esses empregadores para que mudem esse olhar”, explica a conselheira Heloísa, que é professora titular da Escola de Enfermagem da USP.

Ela também prevê a parceria do programa com Associações, Entidades e Sociedades de Especialistas. “Nesse contexto vamos possibilitar uma transição entre o mundo do ensino e o mundo do trabalho, contribuindo para o aprimoramento do SUS, respondendo as necessidade de saúde da população e propiciando que os profissionais recém-formados estejam preparados para enfrentar os diversos desafios que podem surgir em sua primeira atuação na assistência e, também, para que possam exercer sua atividade profissional com autonomia em colaboração com a equipe multiprofissional, de forma crítica, reflexiva, ética e transformadora do cenário atual da saúde”, afirma.

O programa Meu Primeiro Emprego está em fase de estruturação e, em breve, as ações serão divulgadas pelo Coren-SP em seus canais oficiais. “São inúmeras as manifestações de profissionais de enfermagem que encontram dificuldade em ingressar no mercado de trabalho. O Coren-SP será um dinamizador dessa relação entre recém-formados, instituições formadoras e empregadoras, proporcionando boas oportunidades e o crescimento de todos os atores envolvidos nesta parceria”, avalia o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos.