Coren-SP fiscaliza instituições de saúde em Colina, São José dos Campos e Presidente Prudente

As fiscalizações em hospitais e unidades de saúde que estão recebendo pacientes de Covid-19 continuam. São inspeções realizadas pelo Conselho com foco na assistência à Covid-19, para avaliar o fluxo de atendimento, assim como a disponibilidade e a correta utilização dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) pela equipe de enfermagem. O objetivo é fiscalizar a segurança da assistência, em prol dos profissionais e da sociedade.

Caso sejam constatadas irregularidades e condições que coloquem em risco a segurança da assistência e também dos trabalhadores, o Coren-SP prossegue com a notificação e, quando necessário, formaliza denúncia no Ministério Público do Trabalho.

Nos últimos dias, diversas instituições de saúde do interior tiveram seus serviços de enfermagem fiscalizados pelo Coren-SP.

CECOV de Colina

Na quinta-feira (4/6), a fiscal Mey Fan Porfirio Wey, da subseção de São José do Rio Preto, fiscalizou o CECOV – Centro Covid Municipal de Colina. Ela verificou todo o fluxo de atendimento a pacientes de Covid-19, da triagem à alta. Além disso, a fiscal se certificou da disponibilidade de EPIs para os profissionais de enfermagem da unidade, bem como se os profissionais estão utilizando corretamente os equipamentos.

SAMU de São José dos Campos

Nesta segunda-feira (8/6), a fiscalização foi ao SAMU de São José dos Campos. A fiscal Maria Carolina Furtado vistoriou o serviço se certificando de que os profissionais de enfermagem estão seguindo as medidas de segurança necessárias por conta da pandemia do Novo Coronavírus.

Para isso, a fiscal conversou com membros da equipe do serviço.

ESF Alvorada III, Presidente Prudente

Já em Presidente Prudente, o alvo das fiscalizações recentes foi a atenção básica. A fiscal Ana Cristina Andrade vistoriou a Estratégia Saúde da Família (ESF) Alvorada III na terça-feira (9/6), com foco no plano de contingência à Covid-19.

“A enfermagem está na linha de frente na batalha contra a Covid-19. Obrigada ao Coren-SP pelo apoio na visita ao ESF Alvorada III”, agradeceu a enfermeira responsável técnica (RT) pela unidade, Nair Fernandes Silva. 

UBS São Pedro, Presidente Prudente

Enquanto isso, a fiscal Regina Rabelo inspecionou a UBS São Pedro, também em Presidente Prudente, com o objetivo de garantir uma assistência de enfermagem segura e dentro dos padrões legais, éticos e qualitativos preconizados pela legislação.

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 24/3 e 26/5, foram realizados mais de 17 mil atendimentos. Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais.

Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações em números:

17.669 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.
1.534 inspeções.
1.838 atendimentos da Ouvidoria.
1.564 atendimentos do Fale Conosco.
990 levantamentos situacionais de risco na assistência de enfermagem.