Coren-SP fiscaliza assistência à Covid-19 em Tatuí e Regente Feijó

O Coren-SP segue intensificando suas fiscalizações em hospitais e unidades de saúde que estão recebendo pacientes de Covid-19 durante a pandemia. As inspeções realizadas pelo conselho com foco na assistência à Covid-19 visam avaliar o fluxo de atendimento, assim como a disponibilidade e a correta utilização dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) pela equipe de enfermagem. 

Caso sejam constatadas irregularidades e condições que coloquem em risco a segurança da assistência e também dos trabalhadores, o Coren-SP prossegue com a notificação e, quando necessário, formaliza denúncia no Ministério Público do Trabalho.

Nesta quinta-feira, 4/6, fiscais da subseção de Itapetininga inspecionaram o fluxo de atendimento à Covid-19 e a utilização de EPIs por parte da equipe de enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. A vistoria foi feita pela fiscal Priscila Segatto e pela chefe técnica da subseção de Itapetininga, Gláucia Almeida. 

Santa Casa de Tatuí

Gláucia explicou que a fiscalização busca apoiar as equipes de enfermagem das unidades vistoriadas. “A fiscalização com foco na pandemia está sendo muito importante, pois além de verificar as condições da assistência à saúde, há vasta orientação e apoio da equipe de fiscalização, fortalecendo o vínculo dos profissionais com o conselho”, frisou. 

A enfermeira Sueli Aparecida Silva Nunes é a Responsável Técnica (RT) pelo serviço de enfermagem da Santa Casa. Ela elogiou a atuação do conselho neste momento tão delicado de pandemia. “A meu ver foi muito importante a fiscalização principalmente neste momento tão difícil que estamos enfrentando que é a pandemia. Dessa forma consigo ter um respaldo sobre o desenvolvimento do nosso trabalho”, destaca a profissional. 

Hospital e Maternidade de Regente Feiijó

Já na última sexta-feira (5/6), a fiscal Regina Rabelo, da subseção de Presidente Prudente, vistoriou o Hospital e Maternidade de Regente Feijó. Lá, ela conversou com membros da equipe de enfermagem, orientando-os sobre a utilização de EPIs. Regina também verificou o plano de contingência à Covid-19 na unidade.

“Nosso objetivo é garantir condições adequadas de trabalho por meio de treinamento e disponibilização de EPIs aos profissionais de enfermagem, quando é o caso”, diz Regina, referindo-se às 8.800 máscaras que o Coren-SP vem distribuindo em instituições de saúde públicas de todo o estado.  

ESF Central, Regente Feijó

Além do Hospital e Maternidade, outras unidades de saúde de Regente Feijó também foram fiscalizadas pelo Coren-SP na última sexta-feira (5/6).

O Estratégia de Saúde da Família (ESF) Central de Regente Feijó recebeu a vistoria da fiscal Ana Cristina Andrade. Ela conversou com os profissionais de enfermagem da unidade para conhecer o fluxo de atendimento à Covid-19 utilizado por eles. A fiscal também se atualizou sobre a disponibilidade e utilização de EPIs pela equipe de enfermagem da ESF. 

ESF Helena Godoy, Regente Feijó

“O trabalho da fiscalização neste momento de pandemia enfatiza as orientações sobre ao uso correto de EPIs, treinamentos de paramentação e desparamentação, verifica quanto à disponibilidade dos EPIs às equipes, demonstrando o cuidado do órgão fiscalizador aos profissionais de enfermagem”, explica Ana Cristina. 

ESF Vila Assunção, Regente Feijó

As outras unidades que foram fiscalizadas em Regente Feijó na última sexta-feira (5/6) foram a ESF Helena Godoy, vistoriada pela fiscal Regina Rabelo; e a ESF Vila Assunção, que recebeu a fiscal Ana Cristina Andrade. 

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 24/3 e 26/5, foram realizados mais de 17 mil atendimentos. Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações em números: 

17.669 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.

1.534 inspeções.

1.838 atendimentos da Ouvidoria.

1.564 atendimentos do Fale Conosco.

990 levantamentos situacionais de risco na assistência de enfermagem.