Aprimoramento: Coren-SP faz reunião estadual de fiscalização sobre atuação na pandemia

Além de fiscalizar a assistência de enfermagem à Covid-19 em todo o estado de São Paulo, a fiscalização do Coren-SP continua trabalhando para aprimorar seus processos para que as inspeções às instituições de saúde neste momento de crise sejam ainda mais eficientes, em busca da qualidade e da segurança da assistência, tanto para os profissionais de enfermagem quanto para a população assistida.

Nessa linha, a Gerência de Fiscalização do Coren-SP fez uma reunião na última sexta-feira (29/5) com a participação por videoconferência de fiscais de todas as subseções do conselho. “O objetivo foi alinhar novas diretrizes que o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nos enviou no dia 19/5. Trata-se de novas regras de fiscalização focadas nestes tempos de pandemia, onde serão notificadas questões que impactam mais diretamente na assistência à Covid-19”, explicou a gerente de fiscalização do Coren-SP, Lanny Hino.

Os fiscais de todas as subseções do Coren-SP acompanharam a reunião por meio de videoconferência

As novas diretrizes trazem um novo termo de fiscalização – documento por meio do qual os fiscais notificam situações irregulares ou ilegais constatadas durante a inspeção.

O novo termo foi adequado frente à situação de pandemia. “Passamos aos fiscais orientações de padronização de nossas ações durante a pandemia. Com isso, conseguiremos fiscalizar unidades de saúde em todo o estado seguindo sempre as mesmas diretrizes, buscando resultados que beneficiem a assistência de enfermagem nestes tempos de crise de saúde pública”, finalizou Lanny.

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 24/3 e 26/5, foram realizados mais de 17 mil atendimentos.

Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações em números:

17.669 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.

1.534 inspeções.

1.838 atendimentos da Ouvidoria.

1.564 atendimentos do Fale Conosco.