Coren-SP faz releitura de capa da ISTOÉ em reconhecimento à enfermagem

Na última semana, a revista ISTOÉ trouxe em sua matéria de capa uma homenagem aos “Brasileiros do ano 2020” e destacou logo abaixo: “OS MÉDICOS”. A capa da revista trazia ainda o seguinte texto: “ISTOÉ premia médicos, heróis de 2020. Se não fosse por eles, a pandemia, que já vitimou quase 200 mil brasileiros, teria sido pior”. O conteúdo, segreatório, foi alvo de manifestação imediata do Coren-SP.

Em resposta ao conteúdo, e prezando pela justiça no reconhecimento da equipe multidisciplinar no enfrentamento à pandemia da Covid-19, a Gerência de Comunicação do Coren-SP realizou uma releitura da imagem de capa, destacando a importância de todos os profissionais de saúde e ressaltando aqueles que representam a maior força de trabalho da saúde brasileira e que passam 24 horas por dia ao lado dos pacientes: a enfermagem.

Ilustram essa releitura profissionais de enfermagem que vêm trabalhando diariamente na luta contra a pandemia. São eles: Michelle dos Santos Lobato (enfermeira da UTI adulto do Hospital Israelita Albert Einstein), Mônica Calazans (Enfermeira da UTI do Hospital Emílio Ribas), Emerson Fabiano Vicente (enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde de Santo André – OSS Fundação do ABC), Martinho Francisco Nunes do Nascimento (técnico de enfermagem do Hospital Ipiranga) e Luciana Martinez (técnica de enfermagem do Hospital Sírio-Libanês e do Hospital das Clínicas).

O texto que acompanha a imagem, compartilhada nas redes sociais do Coren-SP, resume a intenção da releitura:

A Revista ISTOÉ, ao homenagear apenas os médicos como “brasileiros do ano” pelo combate à pandemia, cometeu uma injustiça. Só em São Paulo, quase 600 mil profissionais de enfermagem estão na linha de frente, correndo riscos para cuidar de quem precisa e salvar vidas. A luta do Coren-SP é pela #EnfermagemAlémDosAplausos. No entanto, para que a categoria seja valorizada, conquiste melhores condições de trabalho e maior qualidade de vida, é necessário reconhecimento. O que queremos é o tratamento justo por toda a dedicação de cada profissional neste desafiador ano de 2020. A enfermagem continua empenhada para vencer o Coronavírus e deseja visibilidade da sua importância nesta luta.

 

Saiba mais:

Enfermagem além dos aplausos