Coren-SP faz palestras sobre assédio moral, ética e segurança do paciente

Três palestras recentes do Coren-SP levaram importantes reflexões a profissionais de enfermagem de Campinas, São João da Boa Vista e da capital.

O primeiro-secretário da autarquia, Marcus Vinicius de Oliveira, tratou do tema “Assédio Moral” na subseção de Campinas/SP no dia 20/9, em um evento organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Ética Profissional do Coren-SP.

Marcus Vinicius e profissionais de enfermagem participantes da palestra em Campinas​

Marcus destacou que o assédio moral se caracteriza por agressões e hostilidades praticadas de maneira repetida e insistente. “Atitudes como essas atingem a autoestima do indivíduo, fazendo-o duvidar de si mesmo. Essa forma de violência coloca em risco a saúde do trabalhador e provoca adoecimento físico e mental”, disse, lembrando também a importância do profissional denunciar casos. As denúncias podem ser feitas ao Coren-SP, por meio de canal apropriado no site.

No Hospital Unimed de São João da Boa Vista, no dia 18/9, o tema tratado foi “Ética e legislação no relacionamento interpessoal profissional”. Marcus Vinicius explicou aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da unidade a importância de conhecerem a legislação profissional e o código de ética, para que se empoderem em suas práticas profissionais.

A palestra no Hospital Unimed de São João da Boa Vista foi sobre ética, legislação e relacionamento interpessoal

No dia 21 de setembro, foi a vez de Marcus Vinicius ir até o Hospital Adventista de São Paulo. A palestra foi sobre as “Seis Metas Internacionais para Segurança do Paciente”, estabelecidas pela Joint Comission International (JCI) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“As metas são: identificar o paciente corretamente; melhorar a comunicação efetiva; melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância; assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto; reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados de saúde e reduzir o risco de lesões ao paciente decorrentes de quedas”, explicou o palestrante. “O objetivo dessas metas é promover melhorias específicas na segurança do paciente por meio de estratégias que abordam aspectos problemáticos na assistência, apresentando soluções baseadas em evidências”, concluiu.

Palestras do Coren-SP

Os enfermeiros responsáveis pela educação permanente de equipes de enfermagem ou Responsáveis Técnicos (RTs) podem solicitar palestras ao Coren-SP em suas unidades de saúde.

As metas de segurança do paciente foram o tema da palestra no Hospital Advntista de São Paulo

Os temas são variados, como segurança do paciente, a NR32, a consciência da enfermagem no cuidar, processos éticos, sistematização da assistência em enfermagem, ética e legislação, sepse, entre outros.

Para requisitar uma palestra, o responsável pela educação permanente ou RT deve utilizar o link “Fale Conosco” do portal do Coren-SP.