Coren-SP faz palestra em Santos e destaca a importância da comunicação

O Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, recebeu, na manhã desta sexta-feira (18), a segunda-secretária do Conselho, Rosângela Mello, que ministrou palestra sobre a importância da comunicação no processo de trabalho da Enfermagem. 

A segunda-secretária Rosângela Mello falou aos profissionais do Guilherme Álvaro sobre a importância da comunicação

Os profissionais da instituição ouviram explicações sobre os diversos modelos de comunicação, como auditiva, tácita e escrita, bem como sobre a importância do correto registro da enfermagem como ferramenta de informação entre os turnos da equipe. 

Os profissionais puderam discutir diversos aspectos do exercício da Enfermagem

Outro aspecto ressaltado na ocasião foi o papel das mídias sociais: “Elas são vias de mão dupla que podem ser utilizadas tanto para ajudar quanto para atrapalhar”, explicou Rosângela ao se referir aos desvios éticos resultantes da exposição indevida da imagem de pacientes.


A segunda-secretária do Coren-SP ao lado de profissionais de Enfermagem do Hospital Guilherme Álvaro

A palestrante também falou da otimização do trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem quando a comunicação é utilizada corretamente: “Nosso trabalho so é eficaz se anularmos o sofrimento das pessoas. Precisamos ter clareza para que tenhamos eficácia, eficiência e efetividade”, concluiu, agradecendo o convite da enfermeira da educação permanente, Rocheila Maiza Viana dos Santos, e da supervisora de educação permanente do hospital, Marta Cristina Alvarez Cortês.