Coren-SP fala sobre a consciência do enfermeiro na I Jornada Sobre Ostomia de Osasco e Região

O Coren-SP participou da I Jornada Sobre Ostomia de Osasco e Região, realizada na última terça-feira (19/9), no Centro Municipal de Formação Continuada dos Profissionais da Educação de Osasco. O evento foi organizado pela AOOR – Associação dos Ostomizados de Osasco e Região.

A segunda-secretária da autarquia, Rosangela Mello, levou ao evento uma palestra sobre a consciência do profissional de enfermagem. “Para trabalhar neste segmento, devemos ter consciência de si próprio, do outro, da profissão e da legislação que pauta a enfermagem”, disse ela.

Rosangela aproveitou a oportunidade para lembrar os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem presentes sobre a importância de conhecerem a legislação que regulamenta a profissão e de seguirem as diretrizes estabelecidas pelo código de ética, mostrando dados preocupantes: “Uma pesquisa apontou que 44,44% dos profissionais de enfermagem não conhecem a legislação profissional e 55% disseram não seguir o código de ética”.

Além da palestra do Coren-SP, a I Jornada Sobre Ostomia de Osasco e Região contou com palestra de representante da Sobest (Associação Brasileira de Estomaterapia) e com relatos de experiências de pacientes ostomizados.

Palestras do Coren-SP

Os enfermeiros responsáveis pela educação permanente de equipes de enfermagem ou Responsáveis Técnicos (RTs) podem solicitar palestras ao Coren-SP em suas unidades de saúde.

Os temas são variados, como segurança do paciente, a NR32, a consciência da enfermagem no cuidar, processos éticos, sistematização da assistência em enfermagem, ética e legislação, sepse, entre outros.

Para requisitar uma palestra, o responsável pela educação permanente ou RT deve utilizar o link “Fale Conosco” do portal do Coren-SP.