Coren-SP fala sobre assédio moral em encontro da Sobragen

O relacionamento interpessoal e a comunicação com a equipe foram alguns dos pontos ressaltados pelo primeiro-secretário do Coren-SP, Marcus Vinicius de Lima Oliveira, durante palestra sobre Assédio Moral promovida no Encontro Científico da Sobragen, sexta-feira (18), no auditório da sede do Conselho, na capital.

Oliveira falou do comportamento e do compromisso com a equipe e com os pacientes. “Ninguém consegue trabalhar na Enfermagem sozinho. Hoje o trabalho na saúde é multiprofissional então é preciso ter relacionamento interpessoal, é preciso se comunicar”, destacou.

O Assédio Moral foi o assunto discutido pelo primeiro-secretário Marcus Vinicius Oliveira em encontro da Sobragen

O primeiro-secretário disse que o assédio é caracterizado pela repetitividade e pela sistematização de um comportamento hostil entre colegas de trabalho. “São atitudes e comentários que atingem a autoestima e a segurança de um indivíduo, fazendo-o duvidar de si e de sua competência. Essa violência psicológica coloca em risco a saúde do trabalhador, provoca adoecimento físico e mental, e em casos extremos pode levar ao suicídio”, alerta.

Marcus Vinicius recomenda que o assunto seja abordado com cuidado dentro da equipe. “É um assunto delicado que exige tato”.