Coren-SP exige retratação sobre ofensas a técnicas de enfermagem

O Coren-SP exige retratação do autodenominado coach especialista em processos de desintoxicação natural Daniél Rocha, que publicou ontem (28) em seu perfil no instagram um vídeo com alegações que denotam um total desconhecimento sobre as funções da enfermagem, em comentários misóginos e gordofóbicos, e sobre os avanços da vacinação.

Ele afirma que “Quem sabe menos de saúde é quem paga de maior entendedor. Essa é a verdade. Técnico de enfermagem acha que é médico. São os piores, os piores são os técnicos de enfermagem. Esses são os piores, aquelas mulheres enormes, gordas, inflamadas, inchadas, não conseguem andar, quanto mais correr, mas tá (sic) lá de focinheira, pagando de doutrinador (sic) da saúde”.

E também afirma que “Não existe nenhuma vacina que seja utilizada contra coronga (sic) que seja uma vacina aprovada”.

Os comentários agressivos contra a autonomia da enfermagem, detalhadas na Lei do Exercício Profissional, em detrimento à medicina, demonstram a ausência de qualquer conhecimento sobre as atribuições dos profissionais técnicos. O Coren-SP convida Daniél a ler os artigos 7º e 12º da Lei 7498/86, que há quase 35 anos estabeleceu as definições e funções das categorias da enfermagem.

As falas misóginas e gordofóbicas caracterizam injustificados desrespeito e ofensa às mais de 200 mil técnicas de enfermagem paulistas, que muitas vezes se desdobram em mais de uma jornada de trabalho, além das rotinas domésticas.

E quanto ao questionamento sobre a aprovação das vacinas, é de conhecimento público que a Anvisa permanece acompanhando ao menos quatro imunizantes. A informação é constantemente atualizada pela agência em seu site oficial.

Assim, o Coren-SP reforça o compromisso com a ciência, com a autonomia profissional da enfermagem e com o conhecimento das informações dos órgãos oficiais no combate à desinformação e à pandemia da Covid-19. O Coren-SP realizará um desagravo público em favor da categoria e em combate às descabidas agressões proferidas por Daniél Rocha.