Coren-SP entrega EPIs para equipes de enfermagem em Ribeirão Pires, Ferraz de Vasconcelos e Mogi das Cruzes

O Coren-SP distribuiu máscaras para as equipes de enfermagem de mais quatro unidades de saúde públicas que tratam pacientes com Covid-19. Os equipamentos foram enviados pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Ao todo são 8.800 máscaras que estão sendo doadas a unidades com baixa disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

O objetivo da ação é contribuir para uma assistência de enfermagem mais segura nos hospitais beneficiados.

A distribuição das máscaras segue critérios estabelecidos pela Comissão de Gestão de Crise Covid-19 do Coren-SP.  As instituições beneficiadas foram escolhidas a partir de denúncias recebidas e são unidades públicas com atendimento referenciado de Covid-19, com foco em UTIs e Pronto Socorro. A doação é feita após a fiscalização do Coren-SP constatar falta de EPIs.

UPA Santa Luzia, Ribeirão Pires

Na última quarta-feira (27/5), a fiscal Silvia Wada, que atua na sede do conselho, na capital, distribuiu máscaras para mais quatro unidades de saúde. Primeiro, ela entregou as máscaras na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Luzia, em Ribeirão Pires.

Depois, ela fiscalizou e em seguida fez entrega de EPIs ao Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos – Osíris Florindo Coelho.

Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos

Ainda no dia 27/5, Silvia fez mais duas fiscalizações que resultaram na doação de máscaras: no Hospital Luzia de Pinho Melo no Hospital Municipal Braz Cubas, ambos em Mogi das Cruzes.

Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 24/3 e 26/5, foram realizados mais de 17 mil atendimentos.

Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações em números:

17.669 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.

1.534 inspeções.

1.838 atendimentos da Ouvidoria.

1.564 atendimentos do Fale Conosco.