Coren-SP empossa novas Comissões de Ética de Enfermagem na grande São Paulo e no interior

Uma grande cerimônia que deu posse a novas Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs) de oito instituições de saúde da Região Metropolitana de São Paulo foi realizada na sede do Coren-SP na manhã desta sexta-feira (20/7).

Os conselheiros Demerson Bussoni e Josileide Bezerra conduziram a cerimônia que empossou as CEEs das seguintes instituições: Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas, Hospital Cruz Azul de São Paulo, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Alvorada de Taquatinga, Rede D’Or São Luiz, Hospital Geral de Guarulhos, Hospital Rubem Berta e Hospital Samaritano de São Paulo.

Antes do início da cerimônia de posse, os profissionais de enfermagem e convidados foram recepcionados pela presidente do Coren-SP, Renata Pietro, e pelo primeiro-tesoureiro em exercício da autarquia, Edir Gonsaga.

“Temos uma satisfação imensa em recebê-los. Para nós, as Comissões de Ética de Enfermagem são de grande valia e importância, pois são o braço do Coren-SP dentro das instituições de saúde”, disse Renata Pietro.

Após as boas-vindas, o conselheiro Demerson Bussoni fez uma palestra abordando os principais aspectos e princípios que norteiam o trabalho desenvolvido por uma Comissão de Ética de Enfermagem.

Um desses princípios é a prevenção aos erros de enfermagem dentro dos hospitais. “Atualmente morrem 829 pessoas por dia no Brasil devido a erros dentro de hospitais. Esse número nos assusta, pois a maior parte deles é evitável”, disse Demerson.

O conselheiro procedeu a explicações sobre a esfera de atuação de uma CEE, mostrando a diferença entre questões éticas e administrativas.

“Para ser de competência da Comissão de Ética de Enfermagem, o profissional de enfermagem deve ter cometido a infração enquanto estava em pleno exercício profissional, senão é um caso administrativo e não ético”, explicou.

Cada uma das novas Comissões de Ética empossadas participará de uma reunião com representantes do Coren-SP nos próximos meses, nas quais serão instruídas de forma detalhada sobre a dinâmica de trabalho de uma CEE.







Posses também no interior do estado

Além da posse coletiva das novas CEEs da capital, o Coren-SP realizou uma série de posses no interior do estado nas últimas semanas.

Os conselheiros realizaram posses em Botucatu, Ourinhos, Presidente Prudente e Sorocaba. As instituições que tiveram Comissões de Ética de Enfermagem empossadas foram a Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos, Santa Casa de Misericórdia de Adamantina, Unimed de Presidente Prudente, Santa Casa de Porto Feliz, Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (GRACI), Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu e Sociedade de Beneficência de Piraju.