Coren-SP empossa membros da gestão 2021-2023

Foram empossados na tarde desta segunda-feira (4) os integrantes da gestão 2021-2023 do Coren-SP. Em cerimônia realizada no auditório da sede do conselho, em São Paulo, conduzida pelos integrantes da Comissão Eleitoral, João Gregório Neto e Leonida Maria Osório, os conselheiros eleitos nas eleições de novembro de 2020 assinaram o livro de posse e também votaram para decidir a composição da nova diretoria.

Por unanimidade, o conselheiro James Francisco dos Santos foi eleito o novo presidente do Coren-SP. Também compõem a diretoria Erica Chagas Araújo (vice-presidente), Eduarda Ribeiro dos Santos (primeira-secretária), Mauro Antônio Pires Dias da Silva (segundo-secretário), Gergezio Andrade Souza (primeiro-tesoureiro) e Virginia Tavares Santos (segunda-tesoureira).

Mauro Antônio Pires Dias da Silva, Eduarda Ribeiro dos Santos, Erica Chagas Araújo, James Francisco dos Santos, Gergezio Andrade Souza e Virgina Tavares Santos compõem a diretoria do Coren-SP na gestão 2021-2023

O novo presidente é enfermeiro, especialista em Urgência Emergência e Terapia Intensiva, supervisor de enfermagem da Educação Permanente do Hospital Ipiranga; docente dos cursos de pós-graduação da Faculdade Israelita Albert Einstein e Ensine. É membro da Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (Abenti) e Instrutor do Curso ATCN e de simulação realística.

James Francisco dos Santos, presidente eleito do Coren-SP

Em seu discurso, o presidente James destacou o compromisso com a enfermagem paulista nos próximos anos, especialmente em meio à pandemia do novo coronavírus. “Como presidente empossado do Coren-SP, comprometo-me a buscar a união das grandes forças da enfermagem. Vamos unir Conselho, Cofen, sindicatos, associações e sociedades de especialistas em prol das pautas da nossa categoria. Mostrar para a sociedade que a segurança da assistência está ameaçada enquanto houver profissionais desvalorizados e explorados. Pressionar as autoridades – poder executivos, legislativo e judiciário – por leis que garantam condições adequadas de trabalho, assim como as outras categorias conquistam”, destacou.

Ele ainda reafirmou as propostas apresentadas durante a campanha e apresentou os projetos que pretende implantar nos próximos três anos. “Vamos aprimorar a atuação da fiscalização, que é a alma deste Conselho, por meio de uma gestão participativa e aliada aos fiscais, no sentido de cobrar das instituições o cumprimento do dimensionamento preconizado pelas resoluções do Cofen”, disse, destacando também a aproximação com os profissionais como uma das prioridades. “Faremos uma gestão compartilhada com a enfermagem. Como conselheiros, nosso lugar será nas instituições de saúde, acompanhando o dia a dia da linha de frente para facilitar o acesso dos inscritos aos serviços do Coren-SP e também apoiar a prática profissional. Para isso, vamos criar representações regionais e implementar o projeto Conselho Participativo, sendo cada conselheiro representante de uma região e canal permanente de diálogo com a enfermagem paulista”. 

James também demonstrou que a gestão estará atenta a saúde dos profissionais. “Temos ciência das outras epidemias enfrentadas pela enfermagem e que são muito anteriores ao novo coronavírus. São elas as epidemais da violência, do assédio moral, do adoecimento mental e tantas outras que afetam a nossa saúde e rotina profissional. Teremos um olhar especial para essas pautas. Todo trabalhador merece trabalhar em um ambiente que proporcione respeito e tranquilidade”, salientou.

Os integrantes da gestão 2021-2023 do Coren-SP

Confira a lista completa dos conselheiros empossados:

Integrantes do Quadro I (Enfermeiros e Obstetrizes)

Efetivos:

Andrea Cotait Ayoub

Eduarda Ribeiro dos Santos

Erica Chagas Araujo

James Francisco Pedro dos Santos

Ivany Machado de Carvalho Baptista

Ivete Losada Alves Trotti

Maria Madalena Januário Leite

Mauro Antonio Pires Dias da Silva

Sergio Aparecido Cleto

Vanessa Morrone Maldonado

Wagner Albino Batista

Wilza Carla Spiri

Suplentes:

Ana Paula Guarnieri

Ariane Campos Gervazoni

Bruna Cristina Busnardo Trindade de Souza

Claudia Satiko Takemura Matsuba

Heloisa Helena Ciqueto Peres

Júlio César Ribeiro

Luana Bueno Garcia

Marcio Bispo dos Santos

Marcus Vinicius de Lima Oliveira

Patrícia Maria da Silva Crivelaro

Vanessa de Fatima Scarcella Ramalho Marciano de Lima

Vinicius Batista Santos

Integrantes dos Quadros II e III (Técnicos e Auxiliares de Enfermagem)

Efetivos:

Anderson Roberto Rodrigues

Christiane Calderan Ribeiro

Claudete Rosa do Nascimento

David de Jesus Lima

Gergezio Andrade Souza

Luciano Robson Santos

Marcos Fernandes

Maria Edith de Almeida Santan

Virginia Tavares Santos

Suplentes:

Adriana Pereira da Silva

Edna Matias Andrade Souza

Edson Jose da Luz

Fernando Henrique Vieira Santos

Jane Bezerra dos Santos

Jordevan Jose de Queiroz Ferreira

Marcia Rodrigues

Valdenir Mariano

Vanderlan Eugenio Dantas