Coren-SP empossa Comissão de Ética de Enfermagem da Unimed Ribeirão Preto

O Coren-SP realizou na tarde desta quinta-feira (2/12) a posse de mais uma Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) no estado de São Paulo: a do Hospital Unimed de Ribeirão Preto.

Ao contrário do que vinha ocorrendo desde o início da pandemia, desta vez a cerimônia de posse, conduzida pela conselheira Jane Bezerra e com participação da colaboradora Márcia Brito, foi presencial. A conselheira Ariane Campos Gervazonni, que trabalha na unidade, esteve presente e também participou da posse, apoiando a instalação da nova CEE.

A colaboradora do Coren-SP, Márcia Brito; o RT e gerente de enfermagem da unidade, Danilo Damasceno; a conselheira Jane Bezerra e a conselheira Ariane Campos Gervazzoni

Antes de iniciar a diplomação dos membros, a conselheira Jane fez uma breve exposição sobre a atuação e a importância das Comissões de Ética de Enfermagem, que são braços do Coren-SP dentro das unidades de saúde. Cabe ressaltar que a existência de uma CEE é obrigatória em todas as unidades de saúde com equipes de enfermagem a partir de 50 funcionários.

A posse da Comissão de Ética do Hospital Unimed de Ribeirão Preto foi uma das primeiras posses presenciais desde o início da pandemia

Sobre as Comissões de Ética de Enfermagem

As Comissões de Ética de Enfermagem são formadas por profissionais de enfermagem eleitos dentro das instituições de saúde. Sua função é ser um elo de ligação entre o Coren-SP e aquela instituição, zelando pelo cumprimento dos preceitos éticos e legais dentro da unidade.

A atuação de uma CEE é autônoma. O Coren-SP dá posse à CEE e fornece assessoramento, mas os próprios profissionais de enfermagem das instituições fazem sua comissão eleitoral e elegem seus representantes. Ivete lista os critérios para integrar uma Comissão de Ética: “São enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem que devem estar em dia com o conselho e não podem ter sofrido processos éticos, pois depois de eleitos eles exercerão essa função de forma autônoma”, orienta Ivete Trotti.

Para apoiar as CEEs, o Coren-SP lançou o Manual das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo, que contém informações de grande importância para os membros das CEEs em nosso estado, com orientações e a legislação que rege a enfermagem. A versão em PDF do manual está disponível de forma gratuita no site do Coren-SP.