Coren-SP empossa CEE do Hospital e Maternidade da PUC Campinas

O coordenador das Comissões de Ética do Coren-SP, professor Paulo Cobellis, e o conselheiro Osvaldo de Lima Júnior, empossaram na manhã de sexta-feira (15) a nova Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) do Hospital e Maternidade Celso Pierro, da PUC Campinas.

O professor Paulo Cobellis entre a diretora de Enfermagem do hospital da PUC, Ana Luiza Ferreira (à esq.) e a nova presidente da CEE, Maria Lídia Marques. Na ponta esq., a ex-presidente, Adeline da Silva

O professor Paulo Cobellis lembrou a todos, durante a cerimônia, que a CEE tem dois grandes propósitos: garantir a assistência de Enfermagem livre de danos (seja por imperícia, imprudência, negligência ou omissão de socorro) e proteger os trabalhadores, já que trabalha sempre em busca da verdade, de maneira sistemática, por meio de procedimento sindicante. “Houve uma grande mudança nas relações interprofissionais e interdisciplinares, ao longo dos últimos anos, e a Comissão de Ética precisa ter essa visibilidade, pois é uma célula do Coren-SP dentro do hospital”, pontuou Cobellis.

A cerimônia de posse foi conduzida pelos conselheiros Paulo Cobellis e Osvaldo de Lima Júnior

A diretora de Enfermagem do hospital, Ana Luiza Ferreira, enfatizou a nova postura do Conselho em relação à categoria. “O Coren-SP tem buscado a responsabilidade das instituições, fazendo um trabalho ímpar na revisão dos processos, defendendo a Enfermagem junto à sociedade, na luta pelas 30 horas e na melhoria das condições de trabalho, por entender que o profissional de Enfermagem é apenas um ator dentro do sistema de assistência à saúde”, elogiou.

A nova presidente da CEE, enfermeira Maria Lídia de Morais Marques, prometeu dedicação ao cargo. “Vamos nos dedicar e estudar muito para realizar as intervenções necessárias e obter resultados efetivos para a melhoria da assistência. Temos que ter em mente, sempre, que a Enfermagem é baseada no cuidado e no bem-estar do ser humano”, destacou.

Os conselheiros, a direção de Enfermagem e os profissionais da nova Comissão de Ética do hospital da PUC Campinas

Ao final, o conselheiro Osvaldo de Lima Júnior entregou à nova presidente da CEE kit com exemplar do Manual das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo, publicação do Coren-SP que detalha o papel da comissão e a forma de atuação.

A nova presidente da CEE Maria Lídia  Marques exibe o certificado de posse ao lado da ex-presidente, Adeline da Silva e da diretora Ana Luiza Ferreira