Coren-SP empossa onze novas Comissões de Ética de Enfermagem

O Coren-SP continua a empossar regularmente novas Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs) em todo o estado de São Paulo, fortalecendo dessa forma o exercício ético e legal da profissão nas instituições de saúde paulistas.

Essas posses têm sido realizadas de forma online por meio de videoconferências com representantes das CEEs empossadas, em eventos conduzidos pelas conselheiras Ivete Trotti e Jane Bezerra.

No dia 5/10, terça-feira, elas conduziram mais uma posse de CEEs. Às 9h foram empossadas as Comissões das seguintes instituições: Associação Lar São Francisco de Assis da Providência de Deus (Rosana); Hospitalis – Núcleo Hospitalar de Barueri (Barueri) e Sociedade Portuguesa de Beneficência de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto). Às 10h foram empossas as CEEs das seguintes instituições: UPA Fazendinha (Santana de Parnaíba); Centro de Diagnóstico Maria Mariano Meneghin (Barueri) e Hospital Esperança (Presidente Prudente).

Associação Lar São Francisco de Assis da Providência de Deus
UPA Fazendinha

UPA Fazendinha
Hospital Esperança

Já no dia 13/10 (quarta-feira), foi realizada outra cerimônia de posse. Às 10h foram empossadas as Comissões de Ética do Hospital Municipal e Maternidade Amador Aguiar (Osasco); Santa Helena Assistência Médica, unidade XXIII (São Bernardo do Campo) e Hospital Municipal Doutor Gilson de Cássia Marques de Carvalho (capital). Às 14h, tomaram posse as CEEs das seguintes instituições: Santa Casa de Misericórdia de Guaratinguetá (Guaratinguetá); SAMU de Campinas e Pronto Socorro Infantil de Santana de Parnaíba.

Pronto Socorro Infantil de Santana de Parnaíba

Sobre as Comissões de Ética de Enfermagem

As Comissões de Ética de Enfermagem são formadas por profissionais de enfermagem eleitos dentro das instituições de saúde. Sua função é ser um elo de ligação entre o Coren-SP e aquela instituição, zelando pelo cumprimento dos preceitos éticos e legais dentro da unidade.

A atuação de uma CEE é autônoma. O Coren-SP dá posse à CEE e a assessora, mas os próprios profissionais de enfermagem das instituições fazem sua comissão eleitoral e elegem seus representantes. Ivete lista os critérios para integrar uma Comissão de Ética: “São enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem que devem estar em dia com o conselho e não podem ter sofrido processos éticos, pois depois de eleitos eles exercerão essa função de forma autônoma”, orienta Ivete Trotti.

Para apoiar as CEEs, o Coren-SP lançou o Manual das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo, que contém informações de grande importância para os membros das CEEs em nosso estado, com orientações e a legislação que rege a enfermagem. A versão em PDF do manual está disponível de forma gratuita no site do Coren-SP.