Coren-SP empossa 10 novas Comissões de Ética de Enfermagem em Campinas

O Coren-SP realizou mais uma Cerimônia Coletiva de Posse de dez novas Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs) na manhã desta quarta-feira (25/4), desta vez no auditório da Universidade Paulista (Unip) de Campinas, Campus Swift.

A mesa de abertura do evento contou com a presença de Cláudio Silveira, vice-presidente do Coren-SP, Paulo Cobellis, segundo-secretário da autarquia, e dos conselheiros Demerson Bussoni, coordenador das Comissões de Ética de Enfermagem do Coren-SP, Rosana Aparecida Garcia e Adriana Botelho. A coordenadora dos cursos de enfermagem da UNIP, Raquel Coutinho, representou a universidade.

Em sua fala, o vice-presidente do Coren-SP destacou o papel da ética profissional dentro do escopo de atuação do Conselho. “Se o Coren-SP, como instituição, tem um coração, esse coração é a ética, é o que norteia nosso trabalho. Vocês, como membros de Comissões de Ética, são os braços da autarquia nos hospitais”, frisou.

Paulo Cobellis lembrou que, ao contrário do que muita gente pensa, a CEE tem o papel de proteger os bons profissionais de enfermagem dos hospitais. “A CEE protege os bons profissionais, na medida em que ela pune aquele um ou outro mau profissional”, disse.

Antes da cerimônia de posse, o conselheiro Demerson Bussoni fez uma palestra explicando os objetivos e funções de uma Comissão de Ética de Enfermagem, e esclareceu o conceito de ética de uma forma simples. “Ética é aquilo que fazemos e podemos contar a outras pessoas, como a um parente como nossa mãe, por exemplo”.

Sobre as funções de uma CEE, ele foi enfático em explicar que a Comissão não tem papel punitivo, e sim educativo, consultivo, orientativo, avaliativo e de encaminhamento de processos ao Coren-SP.

As Comissões de Ética de Enfermagem empossadas foram das seguintes instituições: AME de Limeira, Casa de Saúde de Campinas, Centro de Quimioterapia Ambulatorial – UNIMED CAMPINAS, FUNBEPE – Fundação Beneficente de Pedreira, Hospital e Maternidade Unimed do Leste Paulista, Hospital Universitário da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Maternidade de Campinas, Santa Casa Campinas – Hospital Irmãos Penteado, Hospital Francisco Rosas – Santa Casa de Misericórida de Pinhal e Hospital de Clínicas da Unicamp. 










Sobre as Comissões de Ética de Enfermagem

As CEEs são delegadas pelo Coren-SP e formadas por profissionais das próprias instituições. Elas exercem funções educativas, consultivas e fiscalizadoras do exercício profissional e ético da enfermagem. Para obter mais informações sobre as normas e procedimentos para a formação de uma CEE, clique AQUI.

Manual

O “Manual das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo“, elaborado pelo Coren-SP, é um guia completo sobre a formação e diretrizes de atuação. Ele pode ser acessado online, gratuitamente.