Coren-SP emite primeira Carteira de Identidade Profissional com nome social no estado

“É um grande passo, muito importante para travestis e transexuais”. Foi assim que a auxiliar de enfermagem Josyane Pinto de Souza Mello definiu a emissão de sua Carteira de Identidade Profissional pelo Coren-SP. Ela é a primeira profissional de enfermagem  a utilizar o nome social no Brasil, Conforme  prevê a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nº 0537/2017.

O processo de emissão da Carteira de Identidade Profissional com nome social de Josyane foi simples e rápido: o documento ficou pronto na hora

Josyane esteve no Coren-SP na manhã desta terça-feira (18/7) para a emissão do documento, que ficou pronto na hora. Funcionária da Fundação Municipal de Saúde de São Caetano do Sul e militante dos direitos LGBT, a profissional foi recebida pela presidente do Coren-SP, Fabíola Campos:  “Essa conquista é fruto de uma construção contínua , na luta contra o preconceito. Parabenizo a Josyane  pela conquista que representa um avanço não apenas para ela, mas para toda a enfermagem. É a conquista de um direito”, comemorou Fabíola.

A presidente do Coren-SP, Fabíola Campos, colocou o conselho à disposição da profissional Josyane Mello

A profissional, que aguarda laudo para a utilização do nome social também no RG, explicou que apresentará a Carteira de Identidade Profissional, que é um documento oficial, para pleitear a inclusão do nome social também no crachá profissional. “Até lá, posso utilizar o documento do Coren-SP como documento de identidade , apresentando-o sempre que me solicitarem”, finalizou.

A auxiliar de enfermagem comemorou a emissão da primeira CIP com o nome social no estado de São Paulo