Coren-SP Educação promove palestra sobre saúde mental e estresse das mulheres profissionais de enfermagem

O Coren-Sp Educação promoveu  atividade online sobre a saúde mental e o estresse no dia a dia das mulheres profissionais de enfermagem.

Enfermeiras Gisele Gentil, Marissol Bastos e Neli Costa

A Enfermeira de Educação Permanente do Coren-SP, Gisele Gentil, deu início ao evento abordando, brevemente, a história por trás da data. “No final do século XIX houve o início de organizações femininas, com movimentos de operárias por melhorias nas condições de trabalho, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa. Foram várias as manifestações em busca de princípios de igualdade entre homens e mulheres no mundo todo o que, desde então, se fizeram cada vez mais presentes”, explicou.

Dando continuidade, enfermeira Gisele passou a palavra para Dra. Marissol. A palestrante abordou, durante sua explanação, os fatores desencadeantes na saúde mental da mulher, tensão pré-menstrual, maternidade, os diferentes papéis da mulher na sociedade e as situações de trabalho, que levam aos transtornos psíquicos, bastantes comuns entre as profissionais de enfermagem. “A gente encontra muitas profissionais diante de um quadro chamado transtorno mental comum. A pessoa tem um sofrimento interno no qual se sente desequilibrada diante das tarefas cotidianas exigidas e acha que não tem um rendimento tão bom quanto gostaria”, disse.

Em seguida, a psicóloga Neli Costa explicou quais os sintomas relacionados ao estresse decorrente do dia a dia da mulher profissional de enfermagem, as diferenças entre ansiedade e estresse, os tipos existentes e suas fases. “O estresse é basicamente o excesso de informações e sentimentos ancorados dentro da gente”, comentou.

Posteriormente, Neli mostrou como identificar quais são os agentes estressores, através de uma jornada de autoconhecimento, e quais as possíveis formas de enfrentamento de tais situações. Ao final, proporcionou aos participantes um exercício de relaxamento, para identificar e liberar as tensões.

Confira aqui a agenda completa das próximas palestras e se inscreva.