Coren-SP Educação aborda o atendimento inicial na parada cardiorrespiratória do adulto

O Coren-SP Educação promoveu atividade online com o temaAtendimento Inicial na Parada Cardiorrespiratória” na terça-feira (24/8). A palestrante foi a enfermeira Maksuely Carvalho Alves, especialista em enfermagem cardiovascular pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. O objetivo da palestra foi descrever a importância da ressuscitação cardiopulmonar (RCP), detalhar a sequência da cadeia de sobrevivência e aplicar os conceitos de suporte básico de vida (SBV).

“Atendimento inicial na parada cardíaca é aquele momento quando a gente presta o primeiro cuidado ao paciente que sofreu uma parada cardiorrespiratória. O profissional deve seguir as orientações das diretrizes mundiais para o atendimento do adulto/criança e neonatal”, explica Maksuely.

Equipe do Coren-SP responsável pela atividade e a palestrante (ao fundo de amarelo)

Segundo a palestrante, a RCP pode ocorrer em dois ambientes, intra-hospitalar ou extra-hospitalar. Nos casos que acontecem fora das unidades de saúde, assim que iniciado o atendimento, o profissional precisa avaliar a segurança do local, chamar ajuda, checar o pulso e expansibilidade do tórax e posicionar o paciente de forma adequada.

“Após verificar a segurança do local, peça para alguém imediatamente acionar o serviço médico e, em seguida, verifique se há respiração. Caso o paciente esteja com a respiração normal, continue monitorando-o até que chegue o serviço de emergência, porém, se a pessoa está com pulso, mas sem respiração normal, realize ventilações de resgate (uma ventilação a cada 6 segundos ou dez ventilações por minuto)”.  É importante ressaltar que, para esse tipo de atendimento, há dispositivos e EPIs necessários, principalmente considerando o contexto de pandemia atualmente vivenciado.

A enfermeira também detalhou como fazer a verificação do pulso carotídeo, mostrou qual o posicionamento correto da vítima e como devem ser feitas as compressões torácicas. Após explicação teórica, Maksuely fez uma demonstração prática utilizando simuladores.

Demonstração prática de compressões torácicas

Durante a pandemia, o Coren-SP Educação está transmitindo suas atividades online, de forma gratuita e com direito a certificado digital aos participantes. Confira aqui a agenda completa das próximas palestras e se inscreva.