Coren-SP Educação aborda atualizações sobre o cateterismo vesical

O Coren-SP Educação realizou atividade online no dia 24/3, com o tema: “ Atualização sobre o Cateterismo Vesical”. A palestrante foi a enfermeira Julia Peres Pinto, mestre e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Enfermeiras Julia Peres e Gisele Gentil

Julia apresentou a definição de Cateterismo Vesical de Demora (CVD) e Cateterismo Vesical Intermitente (CVI). Descreveu quando é indicado utilizar cada um deles, além das recomendações de instalação e manutenção. Em seguida, destacou possíveis complicações que podem ocorrer com os cateteres e as formas para solucioná-las. “Todos estes procedimentos são focados nas tarefas que são de responsabilidade da equipe de enfermagem”, disse.

A enfermeira também demonstrou, por meio de vídeos, as técnicas de cateterismo vesical em homens e mulheres e descreveu os equipamentos utilizados durante o processo. “O profissional responsável pelo procedimento necessita ter uma boa visualização e precisa garantir conforto para o paciente”, ressaltou. 

Durante a pandemia, o Coren-SP Educação tem transmitido suas atividades online, de forma gratuita e com direito a certificado digital para os participantes. Confira aqui a agenda completa das próximas atividades e se inscreva.