Coren-SP e profissionais de São Vicente se unem pelas 30 horas

O Coren-SP está empenhado na luta pela redução da jornada de trabalho para a enfermagem nos municípios paulistas, disposto a oferecer o suporte à categoria nas tratativas com os governos municipais. Para isso, está incentivando a formação de Comissões, compostas por representantes dos profissionais, das Câmaras de vereadores, das Prefeituras e sindicatos. Nesta sexta-feira (9/3), o vice-presidente do Coren-SP, Cláudio Silveira, esteve em São Vicente, para abordar este tema.

Acompanhado pelo Conselheiro Federal Luciano Silva, ele se reuniu com as enfermeiras Zenira Mello e Silva, Raquel de Castro e Dulcineia Santos Oliveira; e as auxiliares de enfermagem Rita Correia Bulhões e Nora Suely Silva; para a composição da Comissão Municipal que discutirá as 30 horas. O Coren-SP tem o papel de orientar o diálogo entre a categoria e os poderes executivo e legislativo e, também, na realização de estudos de dimensionamento, que irão determinar a composição das escalas para implantação do regime de 30 horas. “A redução da jornada diminuiu o stress dos profissionais e faz com que eles trabalhem com mais segurança e satisfação, refletindo diretamente na qualidade do atendimento prestado ao paciente”, avalia o vice-presidente Cláudio Silveira.

A enfermeira Raquel de Castro demonstrou a grande necessidade de redução da jornada no município. “Estamos com altas taxas de absenteísmo em virtude da carga horária de 40 horas, que sobrecarrega muito os profissionais de enfermagem. Acreditamos que a redução da jornada vai melhorar esse quadro e os pacientes também ganham com isso”, disse.

Para ela, o apoio do Coren-SP é fundamental neste processo. “O Coren-SP é importante para nortear e orientar, para que façamos de acordo com a legalidade. Estamos na fase de estudos de dimensionamento, levantando as informações junto ao RH”, relata Raquel.

Os profissionais de enfermagem que tiverem interesse em constituir uma Comissão pata a discussão das 30 horas no município em que atuam devem encaminhar um e-mail para a Comissão de Relações Institucionais do Coren-SP: cri@coren-sp.gov.br