Coren-SP e Cofen seguem buscando apoio à aposentadoria especial para a enfermagem

O vice-presidente Cláudio Silveira, primeiro-tesoureiro Jefferson Caproni (Coren-SP) e o conselheiro federal Antonio Marcos (Cofen) estiveram em Brasília nesta quarta-feira (12/6), para dialogar com deputados sobre a importância da aprovação da emenda modificativa nº 17, que estabelece a aposentadoria especial para os profissionais de enfermagem, que é concedida com 25 anos de atuação na área. 

O autor da emenda é o deputado federal Fred Costa (líder do Patriota).

Os conselheiros com os deputados Fred Costa, autor da emenda, e André Ferreira, que encaminhará destaque em apoio à aposentadoria especial para a enfermagem

O deputado Paulinho da Força é um dos apoiadores da emenda nº 17

Eles estiveram com vários deputados mostrando a importância da causa, entre eles Paulinho da Força (Solidariedade), que oficializou o apoio de sua bancada à proposta. Também estiveram com o Deputado Fred Costa, autor da emenda, e o deputado André Ferreira (líder do PSC). Ambos manifestaram que vão priorizar em suas legendas o apoio à aposentadoria especial para a enfermagem. Da mesma forma se posicionou a deputada Greyce Elias (Avante). 

O deputado André Ferreira se comprometeu em realizar destaque apoiando a aposentadoria especial para a enfermagem. Destaque é uma intervenção a que cada partido tem direito, para sugerir inclusão ou modificação de textos em projetos de leis.

No início do mês, a presidente do Coren-SP, Renata Pietro, reuniu-se com o relator da proposta de reforma da Previdência na comissão especial da Câmara, deputado Samuel Moreira (PSDB), para apresentar a necessidade de a enfermagem ser contemplada pela aposentadoria especial. Ela esteve na Câmara dos Deputados junto com o conselheiro federal Antônio Marcos e mostrou as grandes dificuldades enfrentadas pela categoria, como as longas jornadas de trabalho, além da exposição a riscos químicos, físicos e biológicos. Em fevereiro de 2019, o Coren-SP protocolou junto com o Cofen, um ofício expondo essa demanda, no Congresso.