Coren-SP doa novo lote de EPIs durante a pandemia

“Recebemos EPIs do conselho, máscaras PFF2. Essa doação foi de grande valia, assim como as fiscalizações que nos ajudaram a nortear nossa assistência baseada nas legislações”, diz a enfermeira Marlúcia Ambrósio dos Santos, Responsável Técnica (RT) pelo Hospital Estadual de Presidente Prudente.

Ela resume o sentimento de sua equipe, que recebeu os EPIs também no dia 7/7, entregues após uma fiscalização, pela chefe técnica da subseção de Presidente Prudente do Coren-SP, Juliana Gouvêa.

Marlúcia e Juliana com as máscaras no Hospital Estadual de Presidente Prudente

Na mesma data, Juliana também representou o Coren-SP na doação de máscaras PFF2 à Santa Casa de Presidente Venceslau. Os equipamentos foram recebidos pela RT Thaís Fernanda Macedo dos Santos Souza. Ela prosseguiu para a Santa Casa de Misericórdia Padre João Schneider, na cidade de Martinópolis. A Gerente Hospitalar Leniza Nozawa foi quem recebeu os equipamentos.

Santa Casa de Presidente Venceslau

Santa Casa Padre João Schneider

No dia anterior, uma unidade de saúde de Bariri recebeu doação de máscaras PFF2 para que sua equipe de enfermagem atenda pacientes de Covid-19 dentro dos padrões de segurança preconizados. A chefe técnica da subseção de Botucatu, Mariana Belver, e a fiscal Bianca Albino doaram um lote à Santa Casa de Misericórdia do município, que foram recebidas pela RT Luciane Correa Machado.  

Santa Casa de Misericórdia de Bariri

Na Grande São Paulo, o Coren-SP doou EPIs à Secretaria Municipal de Saúde de Carapicuíba. As máscaras PFF2 foram entregues pela chefe técnica da subseção de Osasco, Monique Cavenaghi, ao enfermeiro Responsável Técnico (RT) Eliezer da Silva, após uma fiscalização na Secretaria.

Monique e Eliezer, durante doação de EPIs à SMS de Carapicuíba

Ainda na última terça-feira, 7/7, a chefe técnica da subseção de Itapetininga do Coren-SP, Gláucia Almeida, representou o conselho na doação de máscaras à Santa Casa de Itapeva. Elas foram recebidas pela enfermeira RT Lucila Murat.

Santa Casa de Misericórdia de Itapeva

A fiscal da subseção de Itapetininga fizeram novas doações no dia 8/7. Gláucia entregou um lote de máscaras ao Pronto Atendimento (PA) Municipal de Buri. 

PA Municipal de Buri

No mesmo dia, a chefe técnica fez também uma doação de EPIs à Santa Casa de Misericórdia de Capão Bonito. A enfermeira Lurdes Helena, RT da unidade, destacou a relação que mantém com o Coren-SP: “A fiscal da subseção de Itapetininga é sempre muito solícita, tem nos ajudado prontamente com as dúvidas referentes às legislações específicas da profissão”, elogiou. 

Santa Casa de Capão Bonito

Além da doação de EPIs, o conselho também prossegue com a rotina de inspeções nas instituições de saúde, vistoriando os planos de contingência à pandemia e a segurança da assistência, seguindo os critérios estabelecidos pelos órgãos regulamentadores como o Ministério da Saúde, Anvisa, Secretaria Estadual de Saúde e Cofen. 

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 24/3 e 29/6, foram realizados mais de 20 mil atendimentos. 

Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas. 

Confira as ações em números: 

20.114 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.

3.991 inspeções.

1.996 atendimentos da Ouvidoria.

2.206 atendimentos do Fale Conosco.