Coren-SP discute práticas interprofissionais e colaborativas na Secretaria Estadual de Saúde

A presidente do Coren-SP, Fabíola Campos, participou de uma reunião na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), com representantes dos conselhos profissionais da área de Saúde,para abordar uma agenda de ações para estimular práticas interprofissionais e colaborativas. O grupo discutiu uma programação elaborada por técnicos da SES-SP para o 1º seminário sobre o tema, a ser realizado em 26 de maio deste ano, visando a maior integração entre os profissionais da saúde.

Para compor as atividades da programação do seminário, a SES-SP solicitou a indicação de representantes de cada conselho profissional. A reunião, realizada em 27/4, foi coordenada pelo chefe de gabinete SES-SP, Nilson Ferraz Paschoa, e contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Mauro Aranha e os presidentes dos conselhos regionais de Odontologia, Claudio Miyake; de Medicina Veterinária, Mário Eduardo Pulga; de Nutrição, Silvia Maria Cozzolino; Fonoaudiologia, Márcia Civitella; e de Química, Hans Viertler, entre outros.

Fabíola destacou a importância das práticas interprofissionais na mediação de conflitos e de cada categoria ter conhecimento de suas competências. “Também é importante desenvolver a escuta profissional sobre as questões que influenciam o cotidiano nas instituições”, disse, além de abordar a crise decorrente do subfinanciamento do sistema de saúde.

Fonte: Coren-SP / Cremesp