Coren-SP dialoga sobre legislação e ética com estudantes do PPG Latino-Americano da FCMSCSP
O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) recebeu estudantes do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciência Médicas da Santa Casa de São Paulo (PPG/FCMSCSP) durante atividade realizada para apresentar as atribuições designadas ao Cofen e Conselhos Regionais de Enfermagem. O encontro ocorrido na última terça-feira (4) foi liderado pelo conselheiro Kenny Ramponi e pela gerente do Coren-SP Educação, Catarina Abe, e incluiu discussões relacionadas à importância da adesão de práticas baseadas no código de ética no exercício profissional, bem como as iniciativas para aprimoramento técnico e construção de carreira dos profissionais de enfermagem.
A palestra do conselheiro Kenny apresentou as funções atribuídas às entidades representativas da categoria. Esse espaço incluiu a apresentação sobre as diferenças das atividades realizadas pelos conselhos regionais e sindicatos, explicando a finalidade de cada órgão, bem como suas atribuições e a relação entre eles.
A turma coordenada por Lívia Ávila, professora e coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem em Saúde Coletiva da FCMSCSP também pôde conhecer as dependências do Coren-SP Educação durante visita guiada pela gerente Catarina. A passagem pelos laboratórios e auditórios da unidade de educação do Coren-SP trouxe discussões sobre o processo de organização das aulas e palestras realizadas para os profissionais de enfermagem.
Os representantes da autarquia ainda falaram sobre as iniciativas do Coren-SP para incentivo ao cuidado da saúde mental dos enfermeiros, técnicos e auxiliares e as ações de auxílio para os profissionais interessados no ingresso ao mercado de trabalho, como os programas Cuidando de Quem Cuida e Primeiro Emprego. Kenny apontou a importância das iniciativas destacando os inúmeros benefícios trazidos para a reputação da categoria e para a qualidade dos serviços de saúde.
Saiba mais: