Coren-SP dá posse a 14 novas Comissões de Ética de Enfermagem

A Coordenadoria de Comissões de Ética de Enfermagem do Coren-SP prossegue realizando posses de novas CEEs em todo o estado de São Paulo. Recentemente, foram realizadas cerimônias online de posse de 14 instituições de saúde paulistas.

No dia 13/7 (terça-feira), as conselheiras Ivete Trotti e Jane Bezerra conduziram a posse das CEEs da Santa Casa de Valinhos; da Unimed Paulista de São João da Boa Vista e da Unidade Pré-hospitalar Dr. Heitor Ferreira Prestes, de Sorocaba.

Já no dia 19/3 (segunda-feira), foram realizadas duas cerimônias online de posse. No período da manhã, foram instituídas as Comissões de Ética do Pronto Atendimento (PA) Nossa Senhora Aparecida, de Itu; da Policlin de São José dos Campos e do Hospital da Cruz Vermelha, na capital. Na parte da tarde, tomaram posse as CEEs da Secretaria Municipal de Saúde de Franco da Rocha; do Hospital Regional de Jundiaí e do Hospital Bartira/Rede D’Or São Luiz, de Santo André.

Posse de CEE do PA Nossa Senhora Aparecida do município de Itu
membros da CEE da Policlin de São José dos Campos
CEE do Hospital da Cruz Vermelha, São Paulo

A sequência de cerimônias de posse de Comissões de Ética de Enfermagem se encerrou no dia 23/7 (sexta-feira), com as posses do Hospital São Camilo, da capital; da Santa Casa de Limeira e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp,) no período da manhã, e do Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria, da capital e da Santa Casa de Misericórdia de Guaíra, à tarde.

Membros da CEE da Santa Casa de Limeira

As Comissões de Ética de Enfermagem são formadas por profissionais de enfermagem eleitos dentro das instituições de saúde. Sua função é ser um elo de ligação entre o Coren-SP e aquela instituição, zelando pelo cumprimento dos preceitos éticos e legais dentro da unidade.

A atuação de uma CEE é autônoma. O Coren-SP dá posse à CEE e a assessora, mas os próprios profissionais de enfermagem das instituições fazem sua comissão eleitoral e elegem seus representantes. Ivete lista os critérios para integrar uma Comissão de Ética: “São enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem que devem estar em dia com o conselho e não podem ter sofrido processos éticos, pois depois de eleitos eles exercerão essa função de forma autônoma”, orienta Ivete Trotti.

Para apoiar as CEEs, o Coren-SP lançou o Manual das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo, que contém informações de grande importância para os membros das CEEs em nosso estado, com orientações e a legislação que rege a enfermagem. A versão em PDF do manual está disponível de forma gratuita no site do Coren-SP.