Coren-SP, Cremesp e Crefito-3 apresentarão ao Estado critérios para contratação na pandemia

Em reunião na última quarta-feira (10/3), o presidente James Francisco dos Santos se reuniu com a presidente do Cremesp, Irene Abramovich, e o presidente do Crefito-3, Raphael Martins Ferris, para estabelecerem critérios para a contratação de profissionais que deverão atuar na linha de frente da pandemia diante da fase de agravamento dessa realidade no estado de São Paulo. O conselheiro do Coren-SP, Sérgio Cleto, também participou da reunião.

Em um diálogo com os três conselhos, na última segunda-feira (8/3), o secretário de Saúde do estado, Jean Gorinchteyn, havia informado que será necessária mão de obra para atender as demandas dos novos hospitais de campanha. Os presidentes, então, elaboraram um documento que contém algumas exigências e critérios para a contratação e, também, o papel dos conselhos de classe diante desse cenário.

Reunião na sede do Cremesp

Foram estabelecidos quatro eixos para admissão dos profissionais: os conselhos não admitem o trabalho voluntário como uma alternativa para contratação e solicitarão esclarecimentos quanto ao tipo de remuneração; todos os profissionais que atuarem na linha de frente devem ser imunizados; e que é necessária qualificação técnica, para atendimento em urgência e emergência e UTIs, com acompanhamento dos conselhos  nesse processo de capacitação.

O documento também aponta que o governo deve oferecer infraestrutura adequada para o exercício profissional, informando qual tipo de leito será implantado, para que seja assegurado dimensionamento de profissionais adequado. “Nós, conselhos de classe, queremos contribuir com a ampliação do atendimento aos pacientes com Covid-19, mas não podemos perder de vista a segurança da assistência prestada à população e isso depende de condições adequadas e dignas para o exercício profissional”, afirmou o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos.