Coren-SP contesta manchete que desconsidera a enfermagem como prioridade da vacina

Foi divulgada ontem (30/9), pelo site G1, a reportagem “Doria assina contrato para 46 milhões de doses da vacina chinesa e diz que médicos serão vacinados neste ano“. Ainda que logo a seguir a matéria especifique que “Governador afirma que vacinação de profissionais de saúde deve ter início em 15 de dezembro”, a falta de menção a profissionais de enfermagem, ou da saúde em geral, no título, deixa clara a desconsideração ao trabalho da maior categoria profissional da saúde brasileira.

Durante a pandemia do novo coronavírus, a enfermagem ganhou destaque nos mais variados veículos de comunicação, que passaram a demonstrar a realidade do trabalho realizado e toda a luta travada pelos profissionais. A enfermagem é a profissão que passa 24 horas por dia ao lado dos pacientes e está exposta a uma carga viral muito alta devido à natureza de suas funções. Portanto, deve ser priorizada no acesso à vacina, assim como as demais categorias da saúde que atuam na linha de frente. 

Também nos últimos meses viralizaram imagens de apoio e homenagens aos profissionais de enfermagem, como forma de reconhecimento. Ainda que válidas, entretanto, infelizmente as manifestações isoladamente não são suficientes para perpetuar uma cultura de valorização da enfermagem. Por isso, e em permanente busca por melhor qualidade de vida para os profissionais, o Coren-SP realizou a campanha Enfermagem Além dos Aplausos, de forma a conscientizar a população e as autoridades sobre as demandas da categoria.

Por isso, é esperado que a sociedade e os meios de comunicação, que pautam os assuntos debatidos, continuem entendendo a enfermagem como uma profissão autônoma e regulamentada, para combater uma visão medicalocêntrica e restritiva da área da saúde. Desta forma, o Coren-SP deixa claro que a enfermagem, de forma justa e necessária, também está incluída no planejamento de vacinação. E espera que além de vencer o novo coronavírus, a enfermagem conquiste também a visibilidade que tanto merece.