Coren-SP concede certificados de honra ao mérito por vacinação contra a Covid-19

O Coren-SP realizou na manhã desta quinta-feira (21), durante Reunião Plenária em sua sede na capital, cerimônia em reconhecimento às enfermeiras que participaram do início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil.

A cerimônia ocorreu durante a Reunião Plenária desta quinta-feira (21)

Na ocasião, foram concedidos Certificados de Honra ao Mérito às enfermeiras Mônica Calazans e Jéssica Pires de Camargo, por terem protagonizado o momento histórico da aplicação oficial da primeira vacina contra a Covid-19 no Brasil. Este foi o primeiro reencontro das duas após a vacinação ocorrida no último domingo (17).

Jessica e Mônica se reencontraram pela primeira-vez desde o dia do início da vacinação

As enfermeiras e o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, clamaram por mais valorização à categoria e destacaram a importância da enfermagem no enfrentamento à pandemia.

“Priorizar a categoria no plano de imunização é algo cuja necessidade sempre foi muito evidente, porém a concretização dessa medida é uma amostra  e um reconhecimento do nosso papel na garantia de acesso à saúde e na estruturação dos pilares básicos do SUS”, discursou James. “Vamos pressionar as autoridades por leis que garantam condições adequadas de trabalho, assim como as outras categorias conquistaram. Não podemos esperar outra pandemia para que sejamos devidamente reconhecidos”, destacou o presidente do Coren-SP.

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, ofertou flores em agradecimento à atuação das enfermeiras

A enfermeira Mônica, a primeira brasileira vacinada contra a Covid-19 no Brasil, tem esperanças de que após a pandemia, a sociedade possa reconhecer toda a atuação da enfermagem em prol da saúde. “Eu acredito que a enfermagem vai ser vista de outra forma, sendo mais respeitada dentro de todas as unidades de saúde. Uma enfermagem forte e mais respeitada em nosso país”.

A enfermeira Mônica recebeu o Certificado de Honra ao Mérito por sua atuação no combate à pandemia e por ter sido a primeira brasileira a ser vacinada contra a Covid-19

Já a enfermeira Jessica, que aplicou a primeira dose em Mônica, destacou a importância da enfermagem nos procedimentos de imunização. “São milhares de profissionais envolvidos. É a enfermagem que é responsável pelas salas de vacina, que coordena as ações imunização. É um sentimento de esperança de que tudo isso que a gente fez seja desencadeado e que os profissionais sejam reconhecidos e valorizados, pois sem a enfermagem, essas ações não teriam sido feitas”.

A enfermeira Jessica recebeu o Certificado de Honra ao Mérito por ter aplicado a primeira vacina contra a Covid-19 no Brasil e em reconhecimento à sua atuação na pandemia

Os principais momentos estão no vídeo a seguir: