Coren-SP acompanha Caravana do Piso da Enfermagem na capital
A Superintendência Estadual do Ministério da Saúde de São Paulo, na capital, recepcionou nestas segunda e terça-feira (18 e 19) as discussões da Caravana do Piso da Enfermagem no estado.
O evento contou com a participação de dezenas de secretários municipais de saúde do estado, com o objetivo de estreitar o diálogo com os gestores do Sistema Único de Saúde, para dirimir dúvidas para a aplicação do piso salarial.
“A iniciativa de ouvir os gestores municipais sobre suas necessidades para a aplicação do piso salarial é muito benéfica para a enfermagem. O Coren-SP também está no acompanhamento para que esse direito se torne uma realidade da forma mais adequada para a categoria”, opinou o conselheiro Marcelo Conceição.
Os gestores municipais presentes esclareceram dúvidas específicas de suas realidades, bem como foram prestados esclarecimentos mais amplos como o fato de que vantagens como quinquênio ou insalubridade, por não configurarem cunho fixo, geral e permanente, não são somadas ao piso.
O Coren-SP viabilizou, junto ao Cosems-SP, a transmissão ao vivo para todo o estado.
Também houve diálogo entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) com o Coren-SP, SEESP, SindsaudeSP e representantes de instituições filantrópicas.
Além do conselheiro Marcelo, participaram também os diretores do Coren-SP Luciano Santos e Jordevan Ferreira. “Com a publicação da lei do piso salarial, que altera a lei do exercício profissional da enfermagem, passou a ser escopo de fiscalização do Coren-SP a aplicação do piso salarial. Portanto, desde então, o conselho passou a inserir esse critério em suas inspeções”, detalhou Luciano.
Saiba mais: