Coren-SP acolhe técnica de enfermagem vítima de discriminação racial

A técnica de enfermagem Maria de Lourdes Teodoro dos Santos foi vítima de discriminação racial em seu local de trabalho, nesta semana. O Coren-SP, assim que ciente do caso, emitiu nota de apoio à profissional e deu início aos trâmites em defesa e acolhimento dela.

Nesta sexta-feira, a profissional, acompanhada de sua filha Janaína, compareceram à sede do conselho para se informarem sobre os procedimentos de denúncia e da realização de desagravo público. As primeiras orientações foram prestadas pela auxiliar e técnica de enfermagem Jordânia Cardoso, integrante da comissão de instrução do Coren-SP e colega de trabalho de Maria de Lourdes.

“Agora eu me sinto acolhida e muito mais tranquila do que antes”, declarou Maria de Lourdes, ao ser recepcionada no Coren-SP. A profissional recebeu orientações do segundo-tesoureiro, Edir Gonsaga, da coodenadora de processos éticos Fernanda Azevedo, do gerente executivo Vagner Urias e do segundo-secretário do conselho, Paulo Cobellis.

A técnica de enfermagem Maria de Lourdes Teodoro e sua filha Janaína (ao centro) são recepcionadas por Fernanda Azevedo, Edir Gonsaga, Jordânia Cardoso e Vagner Urias (da esquerda para a direita)

“Com o recebimento dos documentos necessários para a abertura de sindicância, vamos dar início também aos procedimentos para o desagravo público“, destacou Edir Gonsaga.

Já Paulo Cobellis destacou o caráter acolhedor da recepção. “O Coren-SP está de portas abertas para receber todas as manifestações de profissionais que tenham sofrido qualquer violência em seu ambiente de trabalho”.

Qualquer profissional de enfermagem que seja vítima de agressão em seu local de trabalho, além de tomar as medidas legais cabíveis, deve realizar denúncia também ao Coren-SP. Os procedimentos estão descritos aqui.

O segundo-secretário Paulo Cobellis também manifestou solidariedade à profissional vítima de discriminação racial