Conselheiros do Coren-SP recebem treinamento em Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem

Os conselheiros da gestão 2018-2020 do Coren-SP assistiram a uma Oficina de Dimensionamento de Enfermagem realizada na Sala da Plenária da sede da autarquia nesta quinta-feira (3/5).

“É uma ação para capacitá-los e subsidiá-los nas orientações e esclarecimentos de dúvidas quando são abordados durantes as atividades que eles desenvolvem enquanto representantes do Coren-SP”, explicou Lanny Hino, gerente de fiscalização da autarquia.

O fiscal Nilson Lopim administrou a oficina aos conselheiros

Durante a oficina, ministrada pelo fiscal Nilson Lopim, os conselheiros tiveram explicações detalhadas sobre a Resolução Cofen nº 543/2017, que trata do cálculo de dimensionamento.

“A Resolução do Cofen traz quatro métodos de cálculo. Na hora de fazer o dimensionamento, devemos aplicar um ou mais desses métodos”, detalhou Nilson, ao esclarecer as quatro metodologias: cálculo para unidade de internação (UI); unidades assistenciais especiais (UAE); unidades assistenciais de apoio; diagnóstico e terapêutica (UA) e atenção primária (atenção básica).

Conselheiros acompanharam atentamente as explicações: treinamento busca subsidiá-los em orientações e esclarecimentos de dúvidas a profissionais de enfermagem

Além dos métodos de dimensionamento, Nilson esclareceu outros aspectos do cálculo, passando por toda a Resolução Cofen nº 543/2017.

Oficinas de Dimensionamento de Enfermagem

A Gerência de Fiscalização do Coren-SP (Gefis), conta com um grupo de enfermeiros fiscais que se dedicam a ministrar oficinas sobre o cálculo de dimensionamento.

Os enfermeiros Responsáveis Técnicos das unidades de saúde podem entrar em contato com o Coren-SP e solicitar a participação de sua equipe nesses cursos.

Mais informações estão disponíveis na seção “Dimensionamento” no site do Coren-SP.