Conselheiros do Coren-SP participam de debate sobre a teletriagem em Campinas

A prática de teletriagem pela enfermagem na atenção básica com retaguarda médica em ambiente virtual foi tema de reunião do Coren-SP com a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas no último dia 29. Participaram o segundo-secretário do Coren-SP, Mauro Pires, os conselheiros Luciano Santos e Heloísa Ciqueto, a coordenadora da área técnica da enfermagem, Renata Mariano, a Secretária Adjunta da SMS, Daise Hadich, e o coordenador da Atenção Secundária, Augusto Cesar Lazarin.

O projeto surgiu como uma tentativa de melhorar o acesso do usuário, que poderá ser atendido em consulta compartilhada entre enfermeiro, de forma presencial, e médico, de forma remota. Durante o atendimento, se for identificada a necessidade de uma avaliação médica presencial, o paciente deverá ser removido para um pronto atendimento.

Segundo os técnicos da secretaria municipal de saúde de Campinas, a teletriagem proporcionará o atendimento do paciente no próprio território, na Unidade Básica de Referência, com toda segurança, evitando deslocamento para Unidades de Pronto Atendimento e exposição a outras doenças durante o tempo de espera para seu atendimento.

O procedimento é feito com toda a segurança necessária entre o enfermeiro e o médico que realiza a avaliação remota, de forma compartilhada, para que possam discutir a situação do paciente. “Identificando que o paciente precisa de uma avaliação presencial, a orientação é a remoção desse paciente para uma unidade de pronto atendimento, para o atendimento“, destaca a SMS.

Os conselheiro Mauro, Luciano e Heloisa na SMS de Campinas
Os conselheiro Mauro Pires, Luciano Santos e Heloísa Ciqueto, em reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas

O conselheiro Luciano avalia os resultados da reunião: “Penso que seja muito positiva a iniciativa da Prefeitura de Campinas, porém é preciso embasar e normatizar as atividades que serão desenvolvidas pelos profissionais de enfermagem. Neste sentido, o Coren-SP se coloca a disposição do município para compor o Grupo de Trabalho (GT) para viabilizar protocolos de atendimento de enfermagem que deem segurança para a atuação do profissional de enfermagem e, consequentemente, qualidade na assistência prestada ao cliente”.

A conselheira e coordenadora da Câmara Técnica de Enfermagem Digital do Coren-SP, Heloisa Ciqueto, destaca o projeto como um avanço : “O Coren-SP destacou que o projeto de Campinas, corrobora com o momento pós-pandemia, a partir da implementação de novas iniciativas de telesaúde frente a Resolução Cofen nº 696/2022, que dispõe sobre a atuação da Enfermagem na Saúde Digital, normatizando a Telenfermagem no Brasil.  Ressaltou-se que a iniciativa fomenta a valorização do SUS a partir de uma iniciativa no âmbito da Atenção Primária à Saúde alinhada a  Estratégia  de Saúde Digital 2020-2028, que busca  nortear as diversas atividades e projetos públicos e privados, potencializando o poder de transformação da saúde digital no Brasil.”

Este projeto ainda visa auxiliar na futura implantação do teleatendimento na rede pública municipal de saúde, que prevê a realização dos serviços de teleconsulta, telediagnóstico, telemonitoramento ou televigilância e teleconsultoria.

Saiba mais: