Conselheiros do Coren-SP buscam apoio de parlamentares ao PL do piso salarial no Congresso

A próxima quinta-feira (5/8) será marcada por um grande ato em Brasília pela aprovação do PL 2564/2020, que estabelece o piso salarial para a enfermagem atrelado à jornada de 30 horas. O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, está engajado e somando os esforços do conselho paulista para reivindicar apoio dos parlamentares no Congresso. Ele foi a Brasília para participar do ato, acompanhado dos conselheiros Gésus Andrade (primeiro-tesoureiro), Fernando Henrique Vieira Santos, Luciano Santos, Sérgio Cleto e Wagner Batista; e na ocasião agendaram reuniões com deputados e senadores para tratar desta e de outras pautas de interesse da enfermagem.

Conselheiros em reunião com a deputada federal e enfermeira Carmen Zanotto

Os representantes do Coren-SP estiveram com a deputada Carmen Zanotto, que também é enfermeira; o senador Veneziano Vital Regal; deputado Paulo Sergio Abou Anni, e o deputado Luciano Dutti, que é autor do PL 8445/2017, que dispõe sobre a vedação da criação e da oferta de cursos superiores de enfermagem na modalidade da educação a distância (EaD), uma pauta considerada importante para o sistema Cofen-Corens, tendo em vista a qualidade e segurança da formação dos profissionais da categoria.

A deputada Carmen Zanotto é a única representante da enfermagem na Câmara dos Deputados. Iniciou sua carreira trabalhando em hospitais públicos e privados e depois atuou em gestão pública, sendo posteriormente eleita deputada. Ela frisou que neste momento é muito importante a mobilização da categoria para pautar um projeto de lei que seja viável para todos os segmentos e, principalmente, que os profissionais consigam o que sempre desejaram e merecem.

Deputado Luciano Ducci é autor do PL que veda os cursos superiores de enfermagem à distância

Durante as reuniões, os conselheiros destacaram a importância do PL 2564/2020, que estabelece o piso salarial e pediram o apoio dos parlamentares à causa. “A tramitação e aprovação desse projeto é urgente. A enfermagem não pode mais esperar ou, então, passar por uma nova situação com a pandemia para ser notada. Somos o maior contingente de saúde e, portanto, força motriz do sistema”, disse o presidente James Francisco dos Santos, expondo também os dilemas vividos pela categoria em sua rotina. “Os baixos salários fazem com que os profissionais recorram a inúmeros vínculos de trabalho para manterem os seus lares e suas vidas. Isso diz respeito a toda sociedade, pois se trata de uma questão de dignidade, justiça social e que também reflete na qualidade da assistência prestada a todo cidadão”, enfatizou.

Senador Veneziano Vital do Rego também recebeu os representantes do Coren-SP

Os conselheiros seguirão com as ações de articulação em Brasília, pela aprovação do PL e participarão de ato nesta quinta-feira, dia 5/8.

Deputado Federal Paulo Sérgio Abou Anni