Conselheiros apresentam demandas da enfermagem para Secretaria de Saúde de Guarulhos

A nova gestão do Coren-SP (2021-2023) está empenhada em ampliar o diálogo com as autoridades para apresentar a pauta de reivindicações da enfermagem paulista e avançar na conquista de direitos e melhores condições de trabalho para a categoria. Nesta terça-feira (2/2), o presidente James Francisco dos Santos realizou uma reunião na Secretaria de Saúde de Guarulhos, acompanhado do primeiro-tesoureiro Gesus Andrade e dos conselheiros Wagner Batista, Luciano Santos e Anderson Rodrigues, para discutir as demandas da enfermagem. 

Conselheiros apresentam pautas da enfermagem para Secretário Adjunto e representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos

Na ocasião, o presidente do Coren-SP apresentou as propostas da gestão 2021-2023, sendo um dos eixos a valorização dos profissionais e a atuação do Conselho em prol de uma assistência segura. “Buscamos esse canal de diálogo com a Secretaria de Saúde de Guarulhos, assim como faremos com os demais municípios, para encaminhar pautas que são fundamentais para a enfermagem, como uma jornada de trabalho adequada, salários compatíveis com as nossas atribuições, combate à sobrecarga de trabalho, entre outras questões que refletem diretamente no serviço prestado ao cidadão”, disse. 

O Secretário Adjunto de Saúde, Michael Rodrigues de Paula, considerou importante estabelecer a aproximação com o Conselho. “A secretaria estará sempre aberta ao diálogo com o Conselho e disposta a receber as demandas da enfermagem, que desenvolve um importante trabalho nos serviços de saúde”, disse. 

O presidente James Francisco ainda perguntou sobre o cronograma de vacinação da enfermagem contra a Covid-19 no município e o Secretário explicou que a categoria está sendo contemplada na primeira etapa de vacinação. “Estamos sendo muito rigorosos para que as vacinas sejam de fato destinadas às equipes de saúde, regulamentando por meio de decreto o atendimento da população alvo, sob pena de recolhimento das doses em caso de descumprimento”, detalhou Michael. 

Secretário Adjunto de Saúde, Michael Rodrigues de Paula (ao fundo), falou sobre o cronograma de imunização de Guarulhos

Ainda sobre o cronograma de vacinação, a diretora da Vigilância em Saúde, Valeska Albin, informou que os profissionais de enfermagem, assim como outras categorias que atuam nas unidades que prestam assistência à saúde dos cidadãos – públicas e privadas – estão sendo atendidos nesta primeira etapa de imunização. “Estamos trabalhando para que nos próximos dias esse público esteja 100% imunizado”, afirmou. 

Também participaram da reunião a enfermeira Andreia Duriguetto, do Departamento de Urgência e Emergência; Elisângela Arantes de Souza, diretora do Departamento de Assistência Integral à Saúde; o enfermeiro Paulo Alexandre de Moraes, coordenador da Atenção Primária à Saúde; e Gisele Bartelotti, Diretora do Departamento de Urgência e Emergência.

Melhores condições de trabalho 

Durante a reunião, os conselheiros Luciano Santos e Anderson Rodrigues, coordenadores da Comissão de Relações Institucionais do Coren-SP (CRI) apresentaram pautas que o Conselho priorizará nos próximos três anos, relacionadas às condições de trabalho da categoria. “É importante ter a consciência de que, diferente de outros serviços, um erro ou falha nos serviços de saúde pode ser fatal e, muitas vezes, eles podem estar atrelados às condições de trabalho. Portanto, garantir que a enfermagem tenham condições adequadas é fundamental para uma assistência segura”, avaliou o conselheiro Anderson. 

O conselheiro Luciano Santos apresentou temáticas que são prioritárias nesse sentido. “Queremos aprofundar o diálogo com a Secretaria de Saúde de Guarulhos para abrir caminhos para a implantação das 30 horas semanais, com apoio técnico do Coren-SP na elaboração do projeto; implantação de salas de descompressão nas unidades de saúde do município, dimensionamento adequado, entre outras pautas relevantes”, disse. 

O primeiro-tesoureiro, Gesus Andrade, destacou o papel dos poderes Executivo e Legislativo nessa construção. “Se os vereadores e a Prefeitura vislumbram uma assistência de qualidade aos cidadãos, é necessário que acolham essas pautas. No Coren-SP, somos responsáveis pelo julgamento de infrações cometidas no exercício profissional e há muitos casos em que as falhas ocorrem em decorrência da sobrecarga e condições inadequadas de trabalho”.

Apoio técnico 

A Diretora do departamento de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde de Guarulhos, Gisele Bartelotti, destacou o apoio técnico que o Coren-SP oferece à sua equipe. “O Coren-SP sempre nos auxiliou tecnicamente, a exemplo da interpretação das resoluções sobre dimensionamento, esclarecendo questões relacionadas ao cálculo. A enfermagem vem se superando a cada dia e, nesta pandemia, novamente mostrou seu potencial. Vimos isso no hospital de campanha, nas nossas UPAs e hospitais. Mesmo com todas as limitações que enfrentamos como poder público, temos o objetivo de sempre valorizar a categoria”, disse. 

O conselheiro Wagner Batista, que também é integrante do Conselho Municipal de Saúde do município, enfatizou que o Conselho está à disposição para oferecer o suporte técnico necessário e amparar uma prática profissional ética e segura. “Temos Grupos de Trabalho que desenvolvem pareceres e contribuem com protocolos para apoiar a enfermagem em seu cotidiano profissional”, esclareceu, pontuando também que a violência praticada contra os profissionais de enfermagem merece atenção especial do poder público. 

Enfermeiro Paulo Alexandre de Moraes, coordenador da Atenção Primária à Saúde

Já o enfermeiro Paulo Alexandre de Moraes elogiou a atuação do Coren-SP. “É visível como o Coren-SP está evoluindo muito do ponto de vista do apoio e valorização dos aspectos técnicos da categoria”.