Fiscalização avalia oportunidades de trabalho divulgadas no site do Coren-SP

O site do Coren-SP tem um espaço dedicado à divulgação de vagas de trabalho na área da enfermagem no estado de São Paulo.

Por meio das Oportunidades de Trabalho, profissionais de enfermagem têm a chance de ficar sabendo de novas vagas e as empresas podem encontrar candidatos tendo como respaldo o próprio site do conselho.

Esse serviço é oferecido gratuitamente. Ao anunciar vagas, as empresas devem ficar atentas a algumas regras que estão no regulamento da área “Oportunidades de Trabalho”. Todos os anúncios são avaliados pela fiscalização do Coren-SP antes de serem publicados.

A título de exemplo, recentemente uma empresa da capital entrou em contato por meio do formulário para anunciar uma vaga para auxiliar de enfermagem. O fiscal Alexandre Juan Lucas, responsável por essa avaliação, de imediato constatou alguns problemas com o anúncio: “Analisei a vaga e constatei que a empresa não tinha Responsável Técnico (RT) nem profissional enfermeiro. A vaga oferecida dizia que o auxiliar faria ações de atendimento de emergência, enquanto o Parecer Coren-SP 004/2012 diz que deveria haver enfermeiro para a supervisão do trabalho do auxiliar”, explicou Alexandre.

Imediatamente a questão foi encaminhada à gerência de fiscalização do Coren-SP, para que o setor possa constatar a atuação do enfermeiro na instituição solicitante do anúncio.

“Se há alguma questão, avaliamos a divulgação de vagas, fazemos uma verificação prévia. Em casos como este, a fiscalização pode fazer uma orientação à empresa ou mesmo uma inspeção com o intuito de orientar. Como sou enfermeiro do trabalho, sempre oriento questões como esta, assim como os demais fiscais”, concluiu Alexandre.