Comissão de Ética de Enfermagem da Região de Saúde II de Guarulhos toma posse

O Coren-SP empossou mais uma Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) na manhã desta quarta-feira (22/3), reiterando seu compromisso com o empoderamento da enfermagem no estado de São Paulo, buscando sempre a melhoria da qualidade da assistência prestada à população.  A CEE empossada foi a do Departamento Administrativo da Região de Saúde II, Cantareira, da prefeitura de Guarulhos.


A presidente do Coren-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, destacou a importância de focar no coletivo

A cerimônia de posse contou com a participação da presidente do Coren-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, que destacou o papel da enfermagem guarulhense no âmbito do Sistema Único de Saúde. “O contexto do SUS aqui em Guarulhos é enorme, assim como a importância que a enfermagem tem dentro do sistema de saúde”, colocou.


O conselheiro Paulo Cobellis Gomes lembrou que o Coren-SP está à disposição dos profissionais

Sobre o trabalho de uma CEE, a presidente destacou a necessidade de se buscar sempre o coletivo: “É um trabalho árduo, complexo e que demanda o entendimento sobre o que é o trabalho coletivo”.


O conselheiro Osvaldo de Lima Junior explica alguns aspectos da CEE à presidente da nova Comissão, enfermeira Katherine Grazielle da Silva e ao enfermeiro Renato Bonifácio Cardoso, que também é membro da CEE

Os conselheiros Paulo Cobellis Gomes e Osvaldo de Lima Junior, que trabalham diretamente com as Comissões de Ética de Enfermagem (CEE), também participaram da cerimônia como representantes do Coren-SP.  “O Conselho está de portas abertas para vocês. Juntos, unidos e organizados nós poderemos fazer a diferença”, destacou.

A presidente da nova CEE, enfermeira Katherine Grazielle da Silva, afirmou que a Comissão não se contentará em apenas apurar denúncias éticas. “Pretendemos promover capacitações para melhorar a assistência aos nossos pacientes”, explicou.

Sobre as Comissões de Ética de Enfermagem

As CEEs são delegadas pelo Coren-SP e formadas por profissionais das próprias instituições. Elas exercem funções educativas, consultivas e fiscalizadoras do exercício profissional e ético da enfermagem. Para obter mais informações sobre as normas e procedimentos para a formação de uma CEE, clique AQUI.

Manual

O “Manual das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo“, elaborado pelo Coren-SP, é um guia completo sobre a formação e diretrizes  de atuação. Ele pode ser acessado online, gratuitamente. 

VEJA TAMBÉM: Coren-SP emposse Comissão de Ética de Enfermagem do Cejam