Começa a Semana da Enfermagem 2021: participe!

Teve início oficialmente a Semana da Enfermagem 2021 do Coren-SP em parceria com a ABEn-SP, com a Cerimônia da Lâmpada e uma palestra do presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, na noite desta terça-feira (11/5).

A Cerimônia da Lâmpada, que representa a luz e o amor que são espargidos pelos profissionais de enfermagem àqueles que necessitam de seus cuidados, foi conduzida pela professora Maria Belén Salazar Posso. “Esse simbolismo da lâmpada, para mim, representa algumas coisas como a luz que vai iluminar o caminho de todos aqueles que desejam ser profissionais de enfermagem, porque é uma profissão de luz. Conseguimos iluminar a vida das pessoas com o nosso cuidar, com a nossa compaixão, com a nossa vocação, com a nossa competência, com a nossa responsabilidade ética, com a nossa consciência do outro. É preciso que tenhamos esse amor iluminado pelo outro. Também não há como negar que é uma homenagem a Florence Nightingale, pois a partir dela, por volta de 1860, nós conseguimos ser uma profissão”, afirmou ela ao comentar sobre o significado da Lâmpada da Enfermagem.

Professora Maria Belén conduz a lâmpada da enfermagem

Após essa cerimônia, o presidente do Coren-SP fez a palestra de abertura com o tema “Enfermagem, uma voz para liderar: uma visão para o futuro dos cuidados de saúde”. “Neste momento onde encontramos nossa sociedade extremamente fragilizada, nossos profissionais cansados, o Coren-SP buscou trazer esta valorização de forma simbólica e mostrar a cada um de vocês que nosso papel é estar próximo e fazer a diferença na vida de cada um de vocês. Quando temos profissionais de enfermagem valorizados e dentro de condições dignas de trabalho, a sociedade toda está segura”, afirmou James durante a palestra.

Presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos

Além de James e de Maria Belén, a abertura oficial da Semana da Enfermagem 2021 contou com a participação de Vilanice Püschel, presidente da ABEn-SP, da segunda-tesoureira do Coren-SP, Virgínia Tavares, da obstetriz e professora Heloísa Ferreira Nogueira e da enfermeira da UTI do Incor, Larissa Bertacchini de Oliveira.

Integrantes da mesa solene de abertura da Semana da Enfermagem 2021

Programação científica

Dentro da programação científica da Semana, no dia 12/5, a primeira palestra foi realizada pela professora Elena Bohomol, do Departamento de Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp. Ela trouxe o tema “Liderança e Protagonismo da Profissão”, que contou com transmissão ao vivo e gratuita a partir do canal do Coren-SP no YouTube. A atividade foi moderada pela conselheira Vanessa Morrone Maldonado.

No início de sua apresentação, Elena citou a mitologia grega, falando sobre o Deus Esculápio e suas duas filhas que, desde a antiguidade, eram associadas à cura: Hígia e Panacéia. “A gente pode imaginar que a Panacéia, que representa a cura de todos os males, se estivesse vivendo nos dias de hoje, estaria em um laboratório, trabalhando na produção da vacina da Covid-19 para toda a população do mundo”, afirmou a professora.

Conselheira Vanessa Maldonado e a palestrante Elena Bohomol

Grande parte da apresentação girou em torno dos processos de trabalho do profissional de enfermagem, elencados como sendo: assistir, administrar, ensinar, pesquisar, participar politicamente. É por meio da atuação em um desses cinco processos que esse profissional pode fazer a diferença na vida das pessoas e na sociedade, segundo Elena. “Este evento mesmo é uma participação política importante e nós podemos, de alguma maneira, contribuir neste processo de trabalho político. Neste quesito, posso ir em busca de melhores condições para operar os outros processos de trabalho que nós temos”, exemplificou.

Ao longo da palestra, a conselheira Vanessa Maldonado leu comentários do público relatando como faziam a diferença, enquanto profissionais de enfermagem, na vida de outras pessoas.

A segunda palestra desta quarta-feira ocorreu à noite, a partir das 19h30. Moderada pela conselheira Patrícia Crivelaro, a atividade “Processo de Cuidar em Enfermagem: Resgate Histórico e Ressignificação na Atualidade” foi ministrada por Magda Cristina Queiroz Dell’Acqua, doutora em enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP) e professora do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu.

Conselheira Patrícia Crivelaro e a palestrante Magda Dell’Acqua

Magda falou detalhadamente sobre aspectos importantes do processo do cuidar e do trabalho do profissional de enfermagem. Ela utilizou a definição de “cuidar” criada em conjunto com outras duas professoras em um grupo de trabalho ao qual pertenceu: “O cuidar é um processo interacional de movimento de si em direção ao outro, envolvendo o responsabilizar-se e o comprometer-se, considerando o desejo do outro”, afirmou.

Um dos aspectos interessantes abordados pela palestrante foi a necessidade do autocuidado como precursor do cuidado ao outro. “Cuidar de alguém pressupõe cuidar antes de si próprio. Em síntese, para cuidar do outro, primeiramente necessita demonstrar que pode conduzir a si próprio, e que necessita respeitar o outro como alguém diferente de si próprio”, concluiu.

Sobre a Semana da Enfermagem 2021
Com programação científica feita em parceria entre o Coren-SP e a ABEn-SP, a Semana da Enfermagem de 2021 será transmitida online nos períodos diurno e noturno, contemplando, de forma inédita, todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, independentemente do período no qual trabalham. As inscrições para as atividades são gratuitas e já estão disponíveis no site do Coren-SP.

Além das atividades de aprimoramento profissional, a Semana da Enfermagem 2021 será o momento de lançamento da campanha Maio Verde Esmeralda, de valorização do trabalho da enfermagem. A campanha lembrará do papel preponderante dos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem no acesso da população à assistência em todos os momentos da história, focando em situações de desastres, pandemias e guerras, e com o propósito de homenagear os profissionais, enfatizando a importância da categoria para a saúde da população, colocando em pauta todas as lutas por mais reconhecimento, valorização e principalmente melhores condições de trabalho.