Cofen aborda resolução sobre transporte de pacientes em evento no Coren-SP

A Resolução Cofen nº 588/2018 foi o foco de um debate realizado na sede do Coren-SP na tarde desta quarta-feira (14/11). O conselheiro federal Luciano Silva explicou a norma e ouviu as dúvidas dos participantes, esclarecendo-as. O vice-presidente da autarquia, Cláudio Silveira, acompanhou o diálogo.

“A Resolução visa garantir a segurança do paciente e do profissional de enfermagem. Queremos que esse transporte seja seguro para ambos”, colocou Luciano, que respondeu aos questionamentos do público, composto por enfermeiros RTs, técnicos e auxiliares de enfermagem dos setores público e privado.

A principal dúvida dos profissionais em relação à Resolução foi se ela proíbe ou não proíbe que os profissionais de enfermagem transportarem o paciente. “Não quero que vocês saiam daqui com essa dúvida. A Resolução é taxativa: empurrar a maca não é atribuição do profissional de enfermagem”, esclareceu o conselheiro federal, acrescentando que esse transporte pode ser feito por outros profissionais, liberando a enfermagem para a realização da assistência propriamente dita.

“Aconselho vocês a procurarem os gestores dos serviços de saúde no qual trabalham e solicitarem a adequação do quadro profissional da instituição para resolver a questão sobre quem se responsabilizará pelo transporte dos pacientes. Precisamos, como profissionais de enfermagem, aprender a dividir responsabilidades com outros profissionais”, acrescentou o Conselheiro Federal.

Luciano se comprometeu a levar sugestões dos profissionais paulistas ao plenário do Cofen. Os participantes da atividade apresentaram três propostas: que a resolução estabeleça que o transporte seja realizado por dois profissionais de enfermagem, mediante avaliação do enfermeiro;  um prazo para que as instituições se adequem; e que seja facultativo ao profissional de enfermagem fazer o transporte da maca, tendo em vista que, em alguns serviços, as equipes para transporte de pacientes foram compostas por trabalhadores da categoria para este fim.