Com apoio do Coren-SP, enfermagem de Iperó conquista as 30 horas

Mais um município do estado de São Paulo conquistou a jornada de 30 horas para a enfermagem. No dia 24/3, a Câmara Municipal de Iperó, na região de Itapetininga, aprovou o projeto de lei das 30 horas para os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. O projeto foi sancionado pelo prefeito, Vanderlei Polizeli, em 27/3.

O apoio do Coren-SP foi fundamental para a formulação do projeto, em parceria com os profissionais do município, a Prefeitura, a Câmara Municipal e a Secretaria de Saúde da cidade.

“Sempre foi muito claro que a enfermagem está na linha de frente da saúde e está submetida a longas e exaustivas jornadas de trabalho. Em meio à pandemia, essa realidade ficou ainda mais evidente, mostrando que a jornada de 30 horas é uma reivindicação justa e necessária para uma assistência segura”, disse o presidente em exercício do Coren-SP, Cláudio Silveira.

O enfermeiro Samoel Mariano, que trabalha na vigilância epidemiológica de Iperó, foi um dos profissionais que estiveram à frente do processo dessa conquista. Ele enviou um e-mail à subseção de Itapetininga do Conselho, no dia 31/3, em agradecimento a todo o apoio que recebeu do Coren-SP.

Samoel conta como foi o processo que resultou nas 30 horas em Iperó: “iniciou com um projeto do médico Eli Teles Júnior, logo ao assumir a Secretaria Municipal de Saúde, no ano de 2017, vindo  ao encontro com a manifestação de interesse da equipe de enfermagem. Dessa forma, eu realizei um projeto base para implantação das 30 horas e enviei ao então Secretário de Saúde. Assim, no ano de 2018, em conjunto com a enfermeira Flávia Carraro Zopi, planejamos um projeto mais consistente e ousado. Realizamos um agendamento na subseção de Itapetininga do Coren-SP, quando fomos atenciosamente recebidos pela chefe técnica da Subseção, enfermeira Gláucia e fiscal Josiane, que prontamente nos auxiliaram no dimensionamento do pessoal da enfermagem de toda a rede de saúde do município de Iperó e, assim, ao retornar para o município, realizamos a busca de evidências para a justificativa e embasamento legal dopProjeto e demonstramos para o governo municipal qual seria o real impacto físico financeiro necessário para adequação da jornada”, explica.

Após a reunião na subseção, eles elaboraram o projeto das 30 horas e entraram em contato com o conselheiro Rorinei Leal que lhes forneceu consultoria técnica. “A nossa preocupação, enquanto enfermeiros de vigilância epidemiológica no município de Iperó, não era apenas adequar a jornada de trabalho do pessoal da enfermagem, mas sim garantir segurança técnica. Portanto, uma das lições aprendidas foi não olhar para necessidades individuais exclusiva, mas, permitir uma visão da equipe de enfermagem como um todo, independente do local de trabalho que ela atua no município”, explicou Samoel.

As 30 horas em Iperó serão implantadas em duas etapas. A partir de 01/04/2020, para enfermagem das Unidades Básicas de Saúde, CAPS e Vigilância Epidemiológica. A partir de 01/05/2020 para enfermagem do Pronto Atendimento, EMAD e SAMU.

O conselheiro Rorinei falou sobre seu envolvimento nesse trabalho e detalhou as vantagens dessa implementação em duas etapas: “A medida de aprovação em duas etapas foi crucial para que o município tenha tempo hábil em contratar novos profissionais e ao mesmo tempo não deixarmos de contemplar 100% da enfermagem na mesma Lei Complementar. Mais uma vez, mostramos que a enfermagem é uma profissão que atua com base científica, e unida, pode mostra sua potência para o mundo”, comemorou.