Cofen se reúne com Secretaria de Saúde Indígena para alinhar de estratégias

Reunião teve o objetivo de formar uma parceria entre as entidades para melhorar qualidade da assistência aos povos originários

A Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Intercultural do Conselho Federal de Enfermagem (Conenfsi/Cofen) se reuniu, nesta quinta-feira (24), com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai/MS). A reunião buscou a aproximação das entidades, assim como a formação de um alinhamento estratégico para enfrentamento dos desafios da Enfermagem na assistência aos povos originários.

“Foi uma partilha essencial para os rumos da saúde indígena no Brasil. Conseguimos traçar novas metas, ter um dimensionamento maior da profissão e aliar forças para melhorar a qualidade do exercício profissional”, afirma o coordenador da Conenfsi, Paulo Murilo.

Além disso, foram propostas a criação de um grupo de trabalho entre as entidades, que será encaminhada ao plenário do Cofen para votação e a elaboração de um projeto para capacitação dos profissionais, ainda no ensino médio e na graduação, para o conhecimento aprofundado de como funciona a rotina dos profissionais no cuidado à população indígena.

Fonte: Ascom – Cofen