Cofen publica nota de esclarecimento sobre Amamentação Cruzada

Em cena da novela “O outro lado do paraíso”, transmitida pelo Rede Globo na noite de terça-feira (27/3), a personagem enfermeira Susy, interpretada pela atriz Ellen Roche, promove a amamentação cruzada, prática de mães amamentarem bebês de outras mulheres que apresentam dificuldades com o aleitamento.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) esclarece que a chamada “amamentação cruzada” pode trazer diversos riscos ao bebê, inclusive a transmissão de doenças infectocontagiosas, sendo contraindicada pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde. O leite materno doado aos bancos de leite passa por rigoroso controle de qualidade e por pasteurização antes de ser consumido por recém-nascidos internados.

A Enfermagem tem um papel fundamental na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, comprovadamente capaz de reduzir infecções e alergias, além de fortalecer o vínculo mãe-bebê. Trata-se de profissionais qualificados, que oferecem apoio e orientação baseada em evidências científicas.

Fonte: Cofen