Cofen atualiza diretrizes para combate ao novo coronavírus

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou hoje (23/4) nova versão das diretrizes para a organização dos serviços de Saúde frente à pandemia de COVID-19. As atualizações incluem mudança nas indicações de usos de equipamentos de proteção individual (EPIs), considerando a mudança na orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e o avanço da doença no Brasil. Máscaras faciais devem ser utilizadas em todo ambiente hospitalar e em todo atendimento a pacientes, havendo ou não suspeita de COVID-19. Ambientes como Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e a realização de procedimentos geradores de aerossóis continuam exigindo o uso de máscaras especiais N-95/PPF2.

A nova versão traz, ainda, três novos capítulos, com orientações para central de materiais esterilizados, baseadas nas dúvidas trazidas pelos profissionais e gerentes de Enfermagem; estratégias de afastamento laboral, incluindo orientações sobre afastamento, retorno e precauções a serem adotadas em casos suspeitos de COVID-19; além de orientações sobre o uso de adornos pelo profissionais que estão na linha de frente.

“Trata-se de uma doença recente, sobre a qual temos conhecimento restrito, em constante evolução. Nosso compromisso é manter os profissionais atualizados, de forma a garantir a segurança da equipe de Enfermagem e da população”, afirma o coordenador do comitê gestor da crise, Walkírio Almeida.

Fonte: Ascom – Cofen