Cofen abre consulta pública sobre procedimento de sutura

Consulta estará disponível até o dia 8 de agosto. Participe e ajude a aperfeiçoar a proposta de normativa.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) abriu consulta pública, nesta quarta-feira (8/6), sobre realização de procedimento de sutura em pacientes nos atendimentos durante a assistência de Enfermagem. Atualmente, de acordo com a Resolução Cofen 278/2003, esse procedimento é proibido:

É vedado ao Profissional de Enfermagem a realização de suturas.
Parágrafo único: Não se aplica ao disposto no caput deste artigo as situações de urgência, na qual, efetivamente haja iminente e grave risco de vida, não podendo tal exceção aplicar-se a situações previsíveis e rotineiras.

No entanto, foi aberto um processo administrativo no Cofen para debater o tema, uma vez que há avanços na profissão nos últimos 16 anos, após a publicação da normativa. Em análise, foi considerado o interesse pela Enfermagem de práticas avançadas que ajudam na promoção da saúde, prevenção de doenças e cuidados especiais, principalmente em populações de áreas carentes e rurais.

A consulta estará disponível até o dia 8 de agosto de 2022 e pode ser acessada pelo link. O objetivo é que os profissionais da Enfermagem se manifestem para que o procedimento de sutura possa ou não fazer parte de sua prática.

Participe e ajude a aperfeiçoar essa proposta de normativa.