Cofen abre consulta pública sobre atuação da Enfermagem na Saúde Digital

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) abriu, nesta terça-feira (31/8), consulta pública sobre a atuação dos enfermeiros na Saúde Digital. O objetivo é normatizar e autorizar a atuação dos profissionais no teleatendimento, teleconsulta, telemonitoramento e teleconsultoria.

A proposta da normativa é que a consulta de Enfermagem mediada por Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) aconteça de forma sincrônica, com base na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), utilizando plataforma segura. A consulta poderá gerar a prescrição de medicamentos, solicitação de exames e encaminhamentos, desde que previstos em protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, ou outras normativas técnicas estabelecidas no âmbito do SUS, bem como na saúde suplementar e privada.

Para garantir a capacidade de atendimento e combater o novo coronavírus, o Cofen aprovou, em março de 2020, a Resolução Cofen 634/2020, que autoriza a realização de consultas de Enfermagem a distância enquanto durar a pandemia de Covid-19. A nova normativa visa ampliar, de forma definitiva, essa modalidade de atendimento para os profissionais.

A consulta estará disponível por 30 dias. Para participar, é necessário preencher o cadastro e realizar o login no sistema. As colaborações serão avaliadas e consolidadas pelo Grupo de Trabalho e submetidas ao plenário do Cofen.

Fonte: Ascom – Cofen