Cinco novas Comissões de Ética de Enfermagem são empossadas em cerimônia coletiva na UNIP de Santos

Cinco instituições de saúde da região da Baixada Santista ganharam novas Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs) na manhã desta segunda-feira (21/5), em cerimônia de posse realizada no auditório do campus de Santos da UNIP (Universidade Paulista).

Os conselheiros Demerson Bussoni, Paulo Cobellis, Ivete Trotti e Claudete Nascimento foram os anfitriões da cerimônia para mais de 100 profissionais de enfermagem.

A conselheira Claudete Nascimento, representante dos técnicos e auxiliares de enfermagem no evento, comemorou a posse das novas Comissões: “Vocês são responsáveis por assegurar a qualidade da assistência prestada nas instituições onde vocês atuam”, disse.


Aproveitando o tema da Semana da Enfermagem 2018, que é “Enfermagem: uma voz para liderar”, a conselheira Ivete Trotti falou sobre a forma como a enfermagem exerce essa liderança: “lideramos pelo cuidar, pelo toque, pelo cuidado ao paciente. Estamos todos de parabéns mas devemos nos lembrar que a enfermagem é uma profissão que ainda não conhece seu próprio valor”, ressaltou.

O segundo-secretário do Coren-SP, Paulo Cobellis, destacou o papel do profissional de enfermagem como agente de mudança social e política. “A morada da ética está dentro de cada um de nós. Somos agentes políticos e agentes de mudança para uma sociedade melhor”, frisou.

O conselheiro Demerson Bussoni, coordenador das Comissões de Ética de Enfermagem no Coren-SP, fez uma  breve palestra expondo os principais pontos do trabalho de uma CEE. “Vocês deverão contribuir para uma assistência mais segura, pois temos uma média de 829 mortes diárias no Brasil decorrentes de erros evitáveis em hospitais”,  alertou Demerson, que também explicou que uma Comissão de Ética de Enfermagem não tem papel punitivo, mas pose atuar em parceria com a educação continuada e como entidade conciliatória quando há problemas entre a equipe de enfermagem em um hospital.

As instituições que ganharam novas Comissões de Ética de Enfermagem nesta segunda-feira, foram: Hospital Municipal Irmã Dulce, Hospital de Clínicas de São Sebastião, Complexo Hospitalar dos Estivadores, Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Santos e Secretaria Municipal de Saúde de Guarujá.



Sobre as Comissões de Ética de Enfermagem

As CEEs são delegadas pelo Coren-SP e formadas por profissionais das próprias instituições. Elas exercem funções educativas, consultivas e fiscalizadoras do exercício profissional e ético da enfermagem. Para obter mais informações sobre as normas e procedimentos para a formação de uma CEE, clique AQUI.