Chat do Coren-SP sobre Covid-19 já fez 2.300 atendimentos em quatro dias

A pandemia da Covid-19 pegou o mundo de surpresa, com uma enorme velocidade de propagação, causando bastante confusão em relação às melhores formas de combate e diagnóstico da doença causada pelo Novo Coronavírus.

Por conta disso, o Coren-SP criou um serviço de orientação online em seu portal, em forma de chat, que está disponível desde terça-feira (24/3) para orientar os profissionais de enfermagem e a população em geral sobre a Covid-19.

O chat funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e até agora já ajudou 2.300 pessoas, fazendo uma média diária de 575 atendimentos. Desse total, 219 atendimentos foram especificamente sobre o Novo Coronavírus. Para acessar a ferramenta, basta clicar no ícone no canto inferior direito de nosso portal.

O serviço tem respondido a todo tipo de dúvidas que as pessoas apresentam sobre a pandemia, com informações corretas e precisas do ponto de vista técnico e científico.

“Por meio do chat, tentamos diminuir a confusão causada pelas informações desencontradas sobre o vírus que circulam pela internet, pois nossa equipe é composta por fiscais do conselho. Além de ter formação na área de enfermagem, a equipe está muito bem orientada com as informações científicas mais atualizadas sobre a Covid-19, vindas de fontes seguras como a OMS (Organização Mundial da Saúde)”, explica a presidente do Coren-SP, Renata Pietro.

O chat está sendo administrado pela gerência de fiscalização do Coren-SP, com uma equipe de 19 profissionais de enfermagem. A equipe é composta por uma gerente, uma coordenadora e 17 fiscais e auxiliares de fiscalização que estão atuando diretamente no atendimento à população por meio do canal eletrônico.

“Tivemos a preocupação de estruturar as respostas para as perguntas mais comuns de forma que todos os atendentes do chat falassem a mesma língua, levando respostas consistentes à população e ao profissional de enfermagem”, destaca a gerente de fiscalização do Coren-SP, Lanny Hino.

Além da gerência de fiscalização, a gerência de tecnologia da informação do Coren-SP trabalha ativamente na implementação e melhoria contínua da ferramenta.

Outros dois importantes canais de comunicação do Coren-SP com o público também têm registrado pedidos de informações sobre a Covid-19.

Só na semana de 23 a 27 de março, a ouvidoria registrou 449 pedidos de informação e denúncias relacionadas ao Novo Coronavírus, enquanto o Fale Conosco registrou 213 ocorrências ligadas à pandemia.

Os rostos por trás do chat, do Fale Conosco e da Ouvidoria

Nesses primeiros quatro dias de funcionamento do chat, os profissionais do Coren-SP que trabalham nesse atendimento têm respondido a algumas dúvidas curiosas.

“Uma das profissionais de enfermagem, por exemplo, nos disse que onde ela trabalha, a coordenadora disse para usar dois aventais brancos permeáveis ao invés de um azul impermeável (mais indicado ao atendimento a pacientes com Covid-19), que o efeito era o mesmo”, diz Silvia Bueno, auxiliar de fiscalização que está trabalhando no atendimento online.

A auxiliar de fiscalização Sílvia Bueno é uma das profissionais que atualmente respondem o chat sobre a Covid-19

Silvia explica que há dúvidas recorrentes em relação à proteção adequada no atendimento aos pacientes e casos suspeitos, bem como dúvidas em relação à própria doença, Covid-19.

Para ajudar a dirimir essas e outras dúvidas, é importante que o profissional de enfermagem se mantenha atento também às notícias publicadas no portal do Coren-SP, onde constam as informações mais atuais e protocolos da OMS, Ministério da Saúde e outros.

Veja abaixo parte dos fiscais e auxiliares de fiscalização que estão trabalhando no atendimento online no portal do Coren-SP, ou seja, os rostos por trás do chat, do Fale Conosco e da ouvidoria!:

Alessandra Benetton, fiscal de Campinas, está trabalhando no chat

Ana Cristina Santos, fiscal de Presidente Prudente está respondendo dúvidas no chat

Beatriz Lemos, auxiliar de fiscalização da sede, é uma das respondentes do chat

Edmílson Viveiros, chefe técnico da subseção de Santo André, está atuando no chat

Elizabeth Martins, fiscal da sede, está respondendo dúvidas sobre a Covid-19 no chat

Juliana Gouvêa, chefe técnica da subseção de Presidente Prudente, também é uma das profissionais por trás das respostas do chat

Maria Carolina Furtado, fiscal da subseção de São José dos Campos, está no chat

Roberta Alcântara, chefe técnica da subseção de São José dos Campos, está trabalhando na ouvidoria durante a pandemia do Novo Coronavírus – a ouvidoria é o canal que recebe denúncias éticas

A fiscal Rosana Borrasca, da sede, é um dos rostos por trás da ouvidoria

Sílvia Campos, chefe técnica da subseção de Marília, está no chat

Vanda Maria Cruz, fiscal de São José dos Campos, também é um dos rostos por trás do chat sobre a Covid-19

Vera Alves, coordenadora da sede, está atendendo os profissionais de enfermagem na ouvidoria do Coren-SP

Bárbara Sapia, fiscal de Osasco, está na ouvidoria

Cristina Biff, fiscal de Campinas, responde aos questionamentos do Fale Conosco