Carta aberta à Rede Globo sobre a novela “Amor de mãe”

Estreou ontem (25/11) a telenovela “Amor de mãe”, exibida pela Rede Globo. Dentre seus personagens principais, consta a enfermeira Betina, interpretada pela atriz Isis Valverde. Considerando que também compete aos conselhos regionais de enfermagem “zelar pelo bom conceito da profissão e dos que a exerçam”, como prevê a Lei 5.905/73, o Coren-SP vem a público manifestar suas considerações sobre a representação da categoria.

A enfermagem é a maior categoria da saúde do país e protagoniza a assistência à população em diversas áreas, como a atenção básica, o parto humanizado e o cuidado em todas as etapas da vida das pessoas, entre diversas outras. A profissão, que é majoritariamente feminina (só no estado de São Paulo, cerca de 85% dos profissionais são mulheres), infelizmente ainda sofre com estigmatização e falta de reconhecimento.

Além disso, muitas vezes, as mulheres são alvo de sexualização e erotização de sua imagem profissional. Um exemplo recente e positivo de debate a respeito foi o diálogo a respeito do tema com as atrizes Giovanna Ewbank e Ingrid Guimarães, que haviam se fantasiado de enfermeiras.

É importante destacar também que a enfermagem é vítima de agressões físicas e verbais nos ambientes de trabalho, por questões que fogem à autonomia da profissão, o que foi repercutido pela Rede Globo. Também é comum um discurso deturpado de que os profissionais de enfermagem têm um papel periférico em relação aos médicos.

É sabido que as representações de personagens em telenovelas criam uma imagem muito forte em toda a sociedade. Por isso, preocupado com eventuais situações que possam estar em desacordo com a prática da enfermagem, o Coren-SP se coloca à disposição para dialogar sobre o exercício profissional da categoria.

O Coren-SP tem a certeza de que evitar qualquer informação equivocada sobre o trabalho de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem só tem a agregar, não apenas à telenovela, mas à toda população, que lida diariamente com os serviços prestados com tanto conhecimento e dedicação pelos mais de 500 mil profissionais do estado de São Paulo e dois milhões de todo país, que deverão se sentir orgulhosos de se verem devidamente representados pela figura de Betina em uma obra com tanto impacto perante a sociedade.

 

Foto: atriz Isis Valverde em cena da novela “Amor de mãe”, por João Cotta (Rede Globo)